Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Europeu 49er em julho no Porto
16-04-2015

Os melhores velejadores da classe olímpica 49er vão competir, em julho, no Porto, pelo título europeu, procurando ainda assegurar presença nos Jogos Olímpicos Rio 2016.


O Campeonato da Europa de 49er Porto 2015 é uma iniciativa que conta com o apoio da Frente Atlântica (Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos). Hoje, na apresentação da prova, o presidente da Câmara do Porto sublinhou esse facto, que coloca "as três cidades a colaborar e a trabalhar em conjunto".


Também o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, realçou o facto de o Europeu 49er ser "a primeira iniciativa da Frente Atlântica relacionada com o mar" e considerou essa condição "um sinal importante", pois a região "pode crescer com estes eventos".


Eduardo Vítor, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, considerou que esta prova irá contribuir para unir e congregar a região, que engloba mais de um milhão de habitantes, habitualmente "castigada por decisões erradas".


De 4 a 12 de julho, os melhores velejadores da 49er (embarcações com 4,9 metros), vão competir pelo título europeu em Portugal e procurar ainda assegurar presença nos Jogos Olímpicos Rio2016. Apesar do evento consagrar o campeão europeu, o campeonato é aberto a participantes de todo o mundo, devendo reunir 150 velejadores, distribuídos por três categorias distintas: 49er - masculino -, 49erFX - feminino - e Open.


A tripulação portuguesa Jorge Lima/José Costa, já qualificada para os Jogos Olímpicos de 2016, pretende "um resultado com letras maiúsculas". "Espero que as coisas nos corram de feição. As nossas ambições são altas depois do 5.º lugar no último Mundial e o apuramento direto para os Jogos Olímpicos", referiu Jorge Lima na apresentação do evento. "O estuário do rio Douro, da foz a Matosinhos, é sem dúvida um local privilegiado para navegar e para quem gosta de assistir a provas de vela", considerou também José Costa.