Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

European Design Awards serão entregues no Porto em maio e as candidaturas já estão abertas
25-01-2017

Pela primeira vez, os prémios europeus de design serão entregues em Portugal, e a Invicta foi a cidade escolhida, depois da marca Porto. ter ganho o mais importante destes prémios em 2015, em Istambul (Turquia), e de se ter candidatado à organização deste ano.


O anúncio foi feito em maio passado, em Viena (Áustria) numa cerimónia onde o Porto esteve representado pelo adjunto de Rui Moreira, Nuno Nogueira Santos, que coordenou quer o lançamento da marca em 2014 quer a candidatura do Porto à organização deste ano. As candidaturas dos trabalhos encontram-se já a decorrer, até 17 de fevereiro e destinam-se a designers de toda a Europa. A página de registo já está online.




O European Design Awards, que este ano comemora uma década de existência, é um evento anual, que reúne os melhores exemplos de design de comunicação na Europa, sendo uma iniciativa conjunta das principais revistas de design de comunicação no continente. É amplamente reconhecido como um dos mais prestigiados prémios de design na Europa.


As obras enviadas são avaliadas por um júri que é extraído de representantes dos principais órgão comunicação de design na Europa. Todos os membros são editores de design, críticos e académicos que lidam com o design de comunicação diariamente.


Além do júri, um observador também é nomeado pelo Conselho Internacional de Design (ico-D), para garantir a integridade do processo de julgamento. As inscrições são cuidadosamente avaliadas ao longo do mês de março.


Além da cerimónia de entrega de prémios, que este ano terá lugar a 27 de maio no Rivoli, decorrerá no Porto um Festival Europeu de Design, que incluirá exposições e conferências com os melhores designers da Europa.


Ganhar um prémio ED-Awards é um momento de definição de carreira e reconhecimento entre pares, que dá aos vencedores e aos seus trabalhos uma grande projeção internacional, como aconteceu com a marca Porto. em 2015, quando arrecadou o prémio para melhor aplicação de marca no ano de 2014 e melhor trabalho do ano (Best Of Show). Além do ED-Awards, a marca Porto ganhou outros importantes prémios de design internacionais, como o D&AD Awards (Londres), Graphis (Nova Iorque) ou Bienal Iberoamericana de Madrid.


A marca, encomendada pela Câmara do Porto em 2014, foi criada pela White Studio, uma empresa do Porto, de que é diretor de arte o professor da Universidade do Porto, Eduardo Aires.

 

Mais informações em:


Website - www.europeandesign.org

Facebook - www.facebook.com/europeandesign.org

Twitter - https://twitter.com/europeandesign

Instagram - https://www.instagram.com/europeandesignawards