Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

European Best Destination entregou galardão do "Melhor Destino Europeu 2017" à cidade
28-04-2017

A organização dos European Best Destination entregou ontem, formalmente, no Porto, o galardão relativo ao "Melhor Destino Europeu 2017". Pelo terceiro ano, a cidade voltou a superar a concorrência e conquistou a importante distinção internacional com um recorde de 138 mil votos e batendo outros 19 destinos.


"Quase meio milhão de pessoas votaram e uma, em cada três, votou no Porto. Pessoas do Reino Unido, Estados Unidos da América, Alemanha, Suécia, Dinamarca, mais de 170 países votaram no Porto como o seu destino favorito na Europa", referiu Maximilien LeJeune, CEO da European Best Destination, organização dedicada à promoção turística europeia, sediada em Bruxelas, que faz a pré-seleção das cidades a concurso.


Maximilien LeJeune, que entregou o galardão ao presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, em representação do presidente de Câmara, referiu que outras cidades procuram saber qual é o segredo da Invicta para reunir tanto consenso a nível mundial.


"Eu estive com o presidente da cidade de Milão há um mês atrás. Desde há 10 anos que eles querem realmente ganhar esta competição e nunca o conseguiram e, então, ele perguntou-me "qual é o segredo do Porto?", contou LeJeune. Recorde-se que Milão (Itália) ficou em segundo lugar da competição, seguido de Gdansk (Polónia).


Como resposta, o responsável pelos European Best Destination elencou vários aspetos, como "o mar", "o rio", "as pessoas", "as excelentes universidades", "a Casa da Música", "os restaurantes" ou "a arquitetura".


"E, se tiverem a oportunidade de conhecer o Presidente da Câmara perceberão que o Porto tem o seu próprio Barack Obama europeu", rematou.




O presidente da Assembleia Municipal do Porto lembrou os números da votação que deu uma vitória inequívoca à cidade, onde o Porto obteve 138 mil votos, "tendo batido o recorde absoluto de votos desta competição".


"Os números não mentem, nunca uma eleição foi tão consensual", sublinhou Pereira Leite, destacando a dimensão internacional dos resultados, com 60% dos votos de origem estrangeira. "Esta vitória, que foi de todos os portuenses, mostra a unanimidade e representatividade internacional que a nossa cidade tem atualmente".


O Porto continua a ser a única cidade portuguesa a conquistar o galardão e a primeira a conquistá-lo por mais do que uma vez (2012 e 2014). Recorde-se que o "Melhor Destino Europeu" é atribuído através da votação on-line no site da European Best Destination.