Sociedade

Cidades europeias vêm ao Porto desenhar o futuro urbano sustentável

  • Notícia

    Notícia

#fib_rio_ribeira.jpg

"Juntos moldamos um futuro urbano sustentável" é o tema do CITIES Forum 2020 que a

Comissão Europeia, a DG Regio (Direção-geral das Políticas Regionais e Urbanas) e a Câmara do Porto organizam a 30 e 31 de janeiro, reunindo na Alfândega as principais partes interessadas aos níveis europeu, nacional e local.

Trata-se de um fórum para partilha de realizações e reflexão sobre o futuro do desenvolvimento urbano na Política de Coesão, incluindo o futuro da Agenda Urbana para a União Europeia.

O programa do primeiro dia contempla oficinas, mostrando como este território trabalha soluções tecnológicas e lida com questões climáticas e ambientais em locais específicos da cidade. Em paralelo, está agendado um CityLab, dedicado ao desenvolvimento territorial equilibrado em relação com a renovação da Carta de Leipzig.

As palavras de boas-vindas e a apresentação de palestrantes de alto nível serão seguidas por painéis de discussão sobre "Como a Iniciativa Urbana Europeia apoiará as cidades" e "Moldar o futuro do desenvolvimento urbano sustentável, incluindo a Agenda Urbana para a União Europeia".

No segundo dia, workhops paralelos permitirão a criação do seu próprio menu de oficina urbana e representantes de autoridades locais de diferentes estados-membros da União Europeia refletirão sobre os desafios atuais, partilhando também visões sobre os caminhos a seguir para uma melhor formulação de políticas e investimentos urbanos. Terão lugar diferentes sessões, destacando-se os progressos alcançados até agora pelas Parcerias da Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Nações Unidas e os vetores que guiarão a Iniciativa Urbana Europeia.

Será ainda aberta uma exposição para os participantes, onde as organizações e redes urbanas organizam mostras, envolvendo e fornecendo informações sobre os seus programas e iniciativas.

+info: Fórum das Cidades e programa completo.