Educação

Euroknitters na Câmara do Porto para tecer a narrativa da construção europeia

  • Notícia

    Notícia

O grupo de professores e alunos que integram o projeto Euroknitters visitou esta manhã a Câmara Municipal do Porto. Provenientes de países como Espanha, Estónia, Grécia, Itália e Portugal, do Agrupamento de Escolas do Cerco, instituição anfitriã da comitiva na cidade, apresentaram nos Paços do Concelho a missão principal do projeto Euroknitters, que é fortalecer a ideia de unidade no seio da União Europeia.

O Euroknitters é financiado pela União Europeia, através do Projeto Erasmus+. Tem a duração de dois anos e agrega escolas públicas de Espanha, que é também a coordenadora do Projeto, Portugal, Estónia, Grécia e Itália.

Este programa nasceu da vontade de professores do Colégio Santa Ana, na localidade espanhola de Cuenca, em internacionalizar a sua escola. Um dos coordenadores, o professor Andrés Ramos Fernandez, explica que "este projeto baseia-se principalmente nisso, na internacionalização, na ideia de potenciação da unidade da Europa. Fazemos muitas atividades em comum, teatros, blocos noticiosos através de webcam, atividades nos colégios para podermos partilhar com as diferentes mobilidades. Já estivemos em Atenas, na Grécia e na Estónia, e estamos agora no Porto. Em fevereiro estaremos em Itália, e encerraremos o projeto em Cuenca".

Quase dois anos depois, o trabalho conjunto destes cinco parceiros mostra que a ideia de "tecer" a união da Europa é mais real do que nunca. Através destas mobilidades, os alunos e os professores visitam os outros países envolvidos, assistem a aulas nas escolas e os professores ficam a par dos diferentes currículos.

Este projeto abrange ainda a apresentação de uma peça de teatro em 5 atos, cuja performance fica a cargo dos estudantes; em cada mobilidade é encenado um ato, sendo que amanhã, às 12 horas, será encenada a parte que cabe aos pequenos atores portugueses, no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. A conclusão da peça será feita em maio de 2019, em Cuenca, Espanha.

A mensagem da peça de teatro, cuja direção artística é da responsabilidade de um ator profissional espanhol, é a da coesão europeia, a unidade na diferença e a importância da dimensão intraeuropeia a nível internacional.

Os "Euroknitters" são o Colégio de Santa Ana, em Espanha, o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, em Portugal, o Instituto Comprensivo "J.F. Kennedy", em Reggio Emilia, na Itália, a Escola Peetri Kool, na Estónia, e a Escola Primária de Egaleo "Giannis Ritsos", em Atenas, na Grécia.

Para Andrés Ramos Fernandez, "o nome do projeto - Euroknitters - tem um significado: somos os 'tecedores' da Europa, queremos fortalecer a ideia de união, de unidade, juntando cinco países que têm características semelhantes mas também distintas. As crianças trabalham de forma cooperativa e sobretudo fortalecem a ideia de pertencer a um projeto comum. A língua de trabalho é o inglês".

"Estamos muito agradecidos por estar em Portugal, no Porto em especial, e com colegas que estão a fazer um trabalho maravilhoso", acrescentou aquele responsável.

Isabel Pelicano, professora do Agrupamento de Escolas do Cerco, afirma que "estamos a trabalhar neste projeto do Erasmus de há dois anos para cá e, de início, não tínhamos sequer famílias que quisessem aderir ao projeto, pois implica enviar crianças tão pequenas para fora. Trabalhar as autorizações foi difícil, bem como a divulgação de imagem. Neste momento, são as famílias que querem participar, e temos mesmo de lhes dizer que já não temos mais lugares disponíveis".

O projeto é totalmente financiado pela União Europeia, através do Erasmus+.

O Erasmus+ é o programa da União Europeia nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020, áreas fundamentais para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas e os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década, assim como apoiar a execução da estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.

Visite aqui o site.