Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Estudo revela que turistas gastaram mais 51 euros no Porto e Norte neste verão
06-12-2017
Entre abril e outubro deste ano, os turistas que visitaram o Porto e a região Norte gastaram mais 51 euros do que em período homólogo de 2016. Esta é uma das principais conclusões de um estudo divulgado ontem pelo IPDT - Instituto de Turismo, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto.

Segundo os dados avançados, o valor do consumo médio por estada é de 1005 euros, fixando-se o consumo médio por pessoa e noite em 89 euros, mais 10 euros que em igual período do ano anterior.

Quanto à satisfação com a visita ao destino, aumentou de 6,2 pontos para 6,4 pontos face a 2016. A intenção de recomendar também subiu para os 6,44 pontos, numa escala de 1 a 7.

O estudo revela também que 3 em cada 10 turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal, no segmento 'em lazer', têm na gastronomia e vinhos o principal motivo para a escolha do destino, um acréscimo de 8 pontos percentuais face ao registo do ano anterior.

No que concerne ao perfil do visitante, os dados analisados indicam que 43 por cento têm idades situadas entre os 31 e os 50 anos, sendo a maioria (59 por cento) trabalhadores por conta de outrem, com habilitações literárias ao nível do ensino superior ou acima (56 por cento). Os turistas apresentam um rendimento médio mensal de 3300 euros.

De notar também que as partilhas de informação nas redes sociais ganham cada vez mais relevo, em particular nos turistas que viajam em lazer, tendo este indicador subido de 41 por cento em 2016 para 58 por cento em 2017.