Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto no top20 das cidades europeias
12-05-2015

A PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria e consultoria publicou, em março deste ano, o estudo "European cities hotel forecast" (Previsão dos hotéis das cidades europeias), que apresenta uma análise comparativa do potencial do setor do turismo em 20 cidades europeias. O Porto surge pela primeira vez no estudo, identificado como uma das cidades em melhor posição para tirar partido do crescimento no setor.


O estudo da PwC coloca o Porto e Lisboa entre as 20 cidades mais importantes na hotelaria europeia em 2015 e 2016, ocupando a Invicta a 20ª posição, numa análise que inclui a atratividade do setor hoteleiro ao investimento, estimativas de ofertas, perspetivas económicas e expectativas da procura.


No caso do Porto, a consultora destaca o aumento do preço dos quartos nos principais mercados turísticos da cidade: Espanha, que representa 23% da procura, sofreu um aumento em 2014 de 13%; Alemanha, que representa 12%, sofreu um crescimento na ordem dos 8%; segue-se o Brasil com uma quota na procura na ordem dos 10% e com um aumento de 18%.


O estudo destaca também a abertura de três novos hotéis na cidade (um de três estrelas e dois de 4 estrelas), sendo que, no decorrer de 2015, é expectável a abertura de mais sete unidades hoteleiras na cidade (cinco de 4 estrelas e duas de 3 estrelas).


Os eventos são outro dos motivos apontados pela PwC para ajudar a colocar a Invicta de forma firme no radar do turismo internacional, como, por exemplo, o NOS Primavera Sound ou o Fantasporto.


A forte aposta das companhias aéreas no destino Porto são outra alavanca potenciadora para a atratividade turística e de investimento, com referência às low-cost EasyJet e Rayanair, que oferecem ligações para toda a Europa.


Esta é a primeira vez que o Porto integra esta lista como uma potência hoteleira. A par de Dublin, Madrid, Londres, Roma e Praga, a cidade do Porto está entre "as cidades mais bem colocadas para tirar partido das circunstâncias [de crescimento] em 2015". A estimativa de crescimento do RevPar (receitas por quarto) para este ano chega a 3,7% e, no próximo, ficará em 3,5%, com taxas de ocupação médias de 67,6% em 2015 e 68,4% em 2016.


Em termos europeus, a PwC prevê um crescimento do RevPar durante este ano e no próximo, com exceção de Moscovo, Genebra e Zurique. O estudo coloca ainda Paris no topo deste ranking, no que respeita a ADR (preço médio por quarto), e prevê que Londres possa vir a ter a maior taxa de ocupação dos últimos 20 anos.