Sociedade

Estudantes do profissional e 1.º ciclo do básico também já têm prémio de excelência

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, distinguiu os melhores alunos das escolas da rede pública da cidade com o Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência, numa cerimónia que contemplou pela primeira vez também os estudantes do 1.º ciclo do ensino básico e os do ensino profissional.

Esse fator de novidade foi sublinhado pelo autarca durante a sessão, realizada ao final do dia de ontem nos Paços do Concelho, tendo em conta as intenções publicamente anunciadas por ocasião do arranque do ano letivo anterior, que apontavam a vontade da Câmara do Porto de estabelecer uma relação de maior proximidade com o ensino profissional e de incluí-lo por várias formas no projeto educativo municipal.

Os 58 alunos agora galardoados com a respetiva medalha, sendo que o melhor de cada ciclo recebeu também um computador portátil da Hewlett-Packard, viram assim reconhecido publicamente o seu esforço que "é sempre recompensado", como enfatizou Rui Moreira ao citar a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prémio Nobel da Paz 2016, que celebrizou a frase "Com um livro, uma caneta, um professor e um aluno, é possível mudar o mundo".

Aliás, também os órgãos de gestão das respetivas escolas receberam ontem o certificado relativo a este prémio, até porque "celebrar o sucesso escolar é ocasião para celebrar a escola pública, que a Câmara do Porto põe ao serviço de todos", salientou ainda Rui Moreira, que alargou os elogios à família de cada estudante e ao seu "papel insubstituível" no processo educativo.

A cerimónia, que incluiu canto "à capela"pelo Coro de Câmara do Conservatório de Música do Porto, culminou assim o Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência, inserido no programa educativo municipal Porto de Futuro e que visa promover o mérito escolar na população estudantil do concelho ao reconhecer, valorizar e premiar os melhores alunos, bem como estimulá-los a prosseguir os estudos. "Alguns de vocês, voltarão cá para o ano...", incentivou Rui Moreira.