Cultura

Estojo de toilette masculina abriu o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana

  • Notícia

    Notícia

Um estojo de toilette masculina foi o ponto de partida para a conversa sobre o acervo do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, que inaugurou a 6.ª temporada do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana.

De acesso gratuito, a sessão, realizada no sábado dia 9, esgotou o salão de música do museu e recordou a prática de viajar que as famílias abastadas adotaram no século XIX, realidade essa que levou à produção de um conjunto de objetos utilitários e portáteis, como os estojos de viagem ou nécessaires.

Nas suas deslocações, os viajantes endinheirados faziam-se acompanhar de sofisticadas e requintadas maletas, nas quais transportavam os seus pertences pessoais. Desde modelos mais simples e sóbrios até verdadeiros acessórios de luxo, estas pequenas unidades portáteis transportavam em segurança os mais variados objetos e utensílios da área da higiene pessoal, joalharia, costura, escrita, alimentação, fumo ou até material médico ou científico.

Para ajudar a fazer esse retrato, a sessão contou com a museóloga e coordenadora do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Ana Bárbara Barros, que desvendou os segredos guardados em cada compartimento deste estojo pertencente à coleção do museu, em conversa sobre os hábitos de beleza no masculino com um dos mais carismáticos barbeiros que há 30 anos trabalha na Baixa, Manuel Cardoso.

Conheça o calendário desta nova edição de Um Objeto e seus Discursos por Semana, que porá em foco os numerosos museus da cidade do Porto.