Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Estação de São Bento comemorou hoje 100 anos
05-10-2016

A Estação de São Bento, classificada como Imóvel de Interesse Público comemorou hoje os 100 anos sobre a sua inauguração. Todos os meses, cerca de um milhão de passageiros utiliza esta estação. nas suas deslocações. Mas o local é também muito visitado por milhares de turistas, sobretudo pelos magníficos painéis de azulejos.


Da autoria do arquiteto José Marques da Silva, a estação ferroviária veio substituir um barracão de madeira, inaugurado em 1896, e resolver o descontentamento da população do Porto que exigia uma estação central digna da cidade.


Este edifício, um dos principais monumentos da cidade, é célebre pelos seus painéis de azulejo, da autoria de Jorge Colaço, que representam uma cronologia dos meios de transporte utilizados pelo homem, mitos e quadros da história de Portugal, cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos.


Em 2010 e 2011, a IP - à data REFER - restaurou o revestimento azulejar do átrio, uma intervenção distinguida com o "Prémio SOS Azulejo 2013" e "Prémio Brunel 2014", na categoria Estações, atribuído pelo Grupo Watford.


Inserida no Centro Histórico do Porto, classificado como Monumento Nacional, a estação ferroviária está ainda abrangida pela zona de proteção da Muralha de D. Fernando e respetivo Miradouro, com a mesma categorização. 


A Cerimónia do Centenário da Estação de São Bento contou com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, António Laranjo.


O autarca lembrou a importância daquela estação para a cidade e recordou o projeto "Locomotiva", que no ano passado a Câmara do Porto ali desenvolveu, ajudando a regenerar do ponto de vista urbano a zona envolvente, sobretudo, a Rua da Madeira.