Sociedade

Esta noite há ópera de Puccini transmitida em ecrã gigante na Cordoaria

  • Notícia

    Notícia

#DR-Gran Teatre del Liceu.jpg

Esta noite há ópera transmitida ao ar livre e num ecrã gigante. É no centro do Porto e em mais de 230 cidades de Portugal, Espanha e Itália, que vão assistir ao mesmo tempo a "Manon Lescaut", um dos maiores sucessos de Giacomo Puccini. O acesso é livre. 

Com o objetivo de levar a música e a ópera a um vasto e diversificado auditório, o Grand Teatre del Liceu de Barcelona lançou no ano passado o projeto Liceu a la Fresca, que consiste na retransmissão de uma ópera ao ar livre e em ecrã gigante, em várias cidades dos três países.

Agora, a Câmara do Porto junta-se às dezenas de cidades que aderem à iniciativa e promove a retransmissão ao ar livre e em ecrã gigante de "Manon Lescaut", a partir das 22,15 horas, no Largo do Amor de Perdição, na Cordoaria (frente ao edifício da antiga Cadeia da Relação).

Envolvendo uma forte componente educativa mas informal, o projeto permite que todos possam desfrutar do prazer de assistir a uma ópera, procurando também desmistificar os preconceitos associados ao género através de uma escolha criteriosa e atrativa.

Apresentada pela primeira vez no Teatro Reggio, em Turim, a 1 de fevereiro de 1893, "Manon Lescaut" foi a terceira ópera que Puccini compôs e o seu primeiro grande sucesso. Com esta obra, o compositor iniciou a sua memorável colaboração com os libretistas Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, que continuou nas três óperas seguintes, as de maior sucesso e mais interpretadas: "La Bohème" (1896), "Tosca" (1900) e "Madama Butterfly" (1904).

Liceu a la Fresca é uma iniciativa promovida pelo Gran Teatre del Liceu, com o apoio do BPI e Fundação "laCaixa".

 


FICHA TÉCNICA  

Orquestra Sinfónica e Coro do Gran Teatre del Liceu

Maestro: Emmanuel Villaume

Encenação: Davide Livermore

Cenografia: Davide Livermore e Giò Forma

Guarda-roupa: Giusi Giustino

Desenho de Luz: Nicolas Bovey

Maestrina do Coro: Conxita Garcia

Elenco: Liudmyla Monastyrska, David Bizic, Gregory Kunde, Carlos Chausson, Mikeldi Atxalandabaso, Marc Pujol, Carol García, José Manuel Zapata, Michael Borth, David Sánchez, Jordi Casanova e Albert Muntanyola.

Coprodução: Gran Teatre del Liceu (Barcelona), Teatro di San Carlo (Nápoles) e Palau de les Arts Reina Sofía (Valência)

Pode saber mais sobre esta ópera e ler o argumento aqui