Sociedade

Está aberto o concurso para a residência de estudantes no Morro da Sé

  • Notícia

    Notícia

#mno_entrega_chaves_casas_se_19.jpg

Miguel Nogueira

Foi publicado hoje no Diário da República o anúncio de procedimento relativo ao concurso público internacional que permitirá criar uma residência para estudantes universitários no Morro da Sé.

Com prazo para apresentação das propostas de 120 dias a contar do envio do aviso para publicação, a abertura do concurso é o passo que faltava na concretização de uma garantia dada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, em março passado, de que as residências estudantis do Morro da Sé e no antigo quartel de Monte Pedral iam mesmo avançar.

Este avanço do projeto do Morro da Sé, que esteve parado vários anos, foi agora possível devido a recuperação da tutela do mesmo por parte do Município com a conclusão do processo de municipalização da SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, que permite a intervenção da Câmara neste domínio e naquela área do Centro Histórico do Porto.

De resto, sabia-se já que a abertura do concurso ia acontecer antes da passagem do ano, segundo o anúncio feito na última reunião de Câmara pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, que explicou ao pormenor o que está em causa no local e o que a autarquia ali pretende fazer.  

Ao privado que vier a vencer o concurso público internacional, o Município cede o direito de superfície por um período de 40 anos. O investimento estimado ronda os 9 ou 10 milhões de euros e o prazo de conclusão do projeto é de três anos.