Mobilidade

Está a decorrer concurso para Percursos Pedonais - Ligações Mecanizadas

  • Notícia

    Notícia

#mno_escadaria_miragaia_01.jpg

Está a decorrer o concurso de conceção para a elaboração do projeto dos Percursos Pedonais - Ligações Mecanizadas, com que se pretende resolver problemas de diferença de cota entre as zonas ribeirinhas e as zonas altas do Porto, em três pontos distintos: Miragaia, Palácio de Cristal e Virtudes. O prazo para apresentação de propostas encerra às 18,00 horas de 26 de maio. Já o período para pedidos de esclarecimento termina no próximo domingo, 16 de abril, também às 18h00. Todo o procedimento pode ser consultado em espaço próprio no portal da Câmara.

No âmbito do concurso, serão atribuídos prémios pecuniários aos três primeiros classificados - respetivamente, 7.500 euros, 6.000 euros e 4.500 euros. Todas as soluções apresentadas e consideradas meritosas pelo júri poderão ser publicadas e divulgadas.

A estimativa geral da obra não deverá ultrapassar o limite de 2 milhões de euros, sendo que a ação está inscrita em fundos comunitários através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), podendo vir a ser financiada.

Com esta intervenção, pretende-se "potenciar a mobilidade pedonal, dotando esses percursos de níveis de conforto e segurança, e facilitando o esforço da caminhada, permitindo melhorar a qualidade de vida de quem diariamente os percorre, ou abrindo a perspetiva de novos percursos, regenerando e revitalizando" as áreas definidas, salienta a empresa municipal de Gestão e Obras Públicas (GOP), que gere o processo. 

Balizada pelo incremento da mobilidade dos cidadãos e da centralidade urbana, o projeto participa na requalificação do espaço público e na estratégia futura para a zona histórica, reconhecendo e valorizando a identidade dos lugares.

Dá-se, deste modo, um passo decisivo para a qualidade de vida dos locais e maior fruição da cidade. Só na zona de Miragaia, note-se, grande parte das ligações pedonais que estabelecem a articulação entre cotas desenvolve-se em escadaria.

A divulgação dos resultados do concurso está agendada para junho de 2017.