Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Essência do Vinho regressa ao Porto com mais de 3 mil vinhos de 350 produtores
20-02-2017

A Essência do Vinho regressa ao Porto, de 23 a 26 de fevereiro, para a sua 14ª edição, dando a conhecer três mil rótulos de 350 produtores. Aquela que é a principal experiência do vinho em Portugal vai levar ao Palácio da Bolsa vinhos raros com 150 anos, tendo já mais de 70 jornalistas e importadores estrangeiros credenciados para o evento.

 

Em comunicado, a organização destaca que a grande novidade da edição será a sessão exclusiva Portugal Wine Connection onde, pela primeira vez, estarão reunidos importadores e jornalistas estrangeiros credenciados, produtores e enólogos para uma "prova in loco" que visa promover "o contacto direto entre agentes económicos, líderes de opinião e importadores, que atuam em 14 mercados externos", proporcionando assim novas oportunidades de negócio.

 

A sessão, marcada para o primeiro dia do evento, entre as 16,30 e as 18,30 horas, será também uma forma de "contribuir para o reforço da notoriedade de Portugal e dos vinhos portugueses".


Também no dia inaugural, mas durante a manhã, será promovida a prova "TOP 10 Vinhos Portugueses", com a presença de 40 jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers de 12 nacionalidades que irão avaliar cerca de 60 vinhos pré-selecionados pela revista WINE - A Essência do Vinho, e que obtiveram as pontuações mais elevadas pelo painel de provas da publicação durante o último ano.


Os vinhos brancos, tintos e fortificados que alcançarem a pontuação mais elevada nesta prova constituirão o "TOP 10 Vinhos Portugueses", que será divulgado durante um jantar na Feitoria Inglesa, na sexta-feira, dia 24.

 

A 14.ª edição da Essência do Vinho leva também a prova alguns exemplares do século XIX de "grandes vinhos fortificados" como Portos, Madeiras e Moscatéis, com "o mais antigo de todos, com quase 160 anos" a integrar a prova "Vinhos do Porto de Sonho", reservada à comitiva internacional de jornalistas e que se realiza na sexta-feira, dia 24.

 

Ainda no capítulo dos vinhos mais exclusivos, serão apresentadas várias colheitas antigas, desde meados do século XX, não apenas de vinhos fortificados como também de vinhos tintos e brancos.

 

O programa conta ainda com um conjunto de 19 provas comentadas por especialistas, três harmonizações enogastronómicas e quatro conversas didáticas sobre vinho.

 

O bilhete para um dia tem o custo de 20 euros e inclui copo de provas Riedel. No local e nos dias de realização do evento, a mesma entrada terá o custo de 25 euros.

A Essência do Vinho vai funcionar dia 23 de fevereiro, das 15 às 20 horas, dias 24 e 25, das 15 às 21 horas, e dia 26 de fevereiro, das 15 às 19 horas.

O evento é uma organização da EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.