Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Essência do Vinho no Palácio da Bolsa
26-02-2015

Até domingo, o Palácio da Bolsa acolhe a 12.ª edição da Essência do Vinho, num certame que reúne mais de três mil vinhos de 350 produtores portugueses e estrangeiros, segundo dados fornecidos pela organização e avançados pelo jornal online dinheirovivo.


Hoje e ainda antes das portas serem abertas ao público, mais de 40 especialistas estrangeiros e portugueses avaliarão, em prova cega, 56 vinhos brancos, tintos e generosos portugueses pré-selecionados pelo painel de provas revista Wine, da Essência do Vinho, para elegerem os 10 melhores, que vão integrar o "Top 10 vinhos portugueses".


O anúncio da lista será feito amanhã, altura em que a Câmara Municipal do Porto, enquanto representante das regiões vitivinícolas dos vinhos do Porto, vinhos do Douro e Vinhos Verdes, no âmbito da sua participação na rede internacional de Capitais de Grandes Vinhedos - Great Wine Capitals Global Network, vai entregar os prémios Best Of Wine Tourism 2015 aos vencedores portugueses.


No dia da abertura terá lugar a prova comentada "Moscatéis de Sonho", que reunirá vinhos desta casta de Setúbal e do Douro, alguns com mais de cem anos. Um desses vinhos é o José Maria da Fonseca Moscatel Superior 1911, que foi considerado recentemente o "Vinho do Ano 2014" pela Wine. A prova destina-se essencialmente" a especialistas que a organização convidou e apenas quatro lugares são para o público, custando cada um 250 euros, sendo que a receita reverte toda para a Associação Bagos D' Ouro, cuja missão é apoiar crianças e jovens carenciados do Douro, refere a publicação, citando a Lusa.


Nos três dias seguintes, haverá provas de "grandes clássicos" do Alentejo, de "grandes tintos" do Douro, de vinhos do Porto da casa Fonseca Guimaraens, que este ano faz 200 anos, e de "dois dos mais emblemáticos produtores" de vinhos da Madeira, Barbeito e Henriques & Henriques.


Tal como nas edições anteriores, a Essência do Vinho 2015 presta atenção à relação entre o vinho e a comida promovendo as chamadas "harmonizações" com a participação de quatro conhecidos "chefs". São eles João Rodrigues, Pedro Lemos, Ricardo Costa e Vítor Matos, todos distinguidos com estrelas Michelin.


O ingresso na Essência do Vinho custa 20 euros por pessoa e dá direito a um copo para provar os vinhos disponíveis.