Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Mundial de Extreme Enduro regressa à Ribeira do Porto
18-09-2015

Pelo segundo ano consecutivo, a Ribeira do Porto vai ser o palco de abertura da etapa portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Extreme Enduro, uma das mais duras e desafiantes disciplinas do motociclismo mundial.


Após o enorme sucesso que constituiu em 2014 a estreia deste evento numa das zonas mais emblemáticas da cidade, o Porto Extreme XL está de regresso este sábado, 19 de setembro, para colocar à prova a rapidez e a habilidade dos melhores especialistas mundiais desta categoria ao longo de um percurso repleto de obstáculos naturais e artificiais.


Tal como no ano passado, o prólogo do Porto Extreme XL terá percursos diferentes para participantes amadores e profissionais, embora ambos com início e final junto à Praça da Ribeira. Novidade é o facto do parque fechado ter sido deslocado este ano para a placa central da Avenida dos Aliados, permitindo assim ao público um contacto mais próximo com os concorrentes antes do início da competição.


Os pilotos amadores, distribuídos pelas classes Hobby e XL, serão os primeiros a arrancar para a prova, disputando o prólogo entre as 10,30 horas e as 14 horas, num percurso com cerca de meio quilómetro, integralmente desenhado no Cais da Ribeira.


Entre as 14 e as 16 horas, será a vez de entrarem em ação os pilotos mais cotados, integrados nas categorias Expert e Pro, que terão pela frente um percurso mais extenso e desafiante, este ano com cerca de 1.680 metros, um acréscimo de quase mais 400 metros face a 2014.


Para além dos vários obstáculos artificiais que estarão colocados ao longo do Cais da Ribeira - desde troncos, pneus e até uma ponte flutuante no rio Douro, este ano com um balancé a meio - o percurso principal vai percorrer novamente as estreias escadarias do Barredo e do Codeçal, acrescentando, porém, um novo troço, com uma arrepiante descida pelas escadas dos Guindais, desde o Jardim Arnaldo Gama, na Batalha, até à Avenida Gustavo Eiffel.


Apesar de as inscrições só encerrarem em definitivo ao final do dia de hoje, estão até ao momento confirmados 249 pilotos, entre os quais 70 estrangeiros em representação de sete nacionalidades, numa lista em surge à cabeça o atual Campeão do Mundo e vencedor da edição do ano passado, o espanhol Alfredo Gomez, uma vez mais em representação da equipa oficial da Husqvarna.

 

Após a realização do prólogo na Ribeira do Porto, os concorrentes terão ainda pela frente uma especial noturna, a partir das 21 horas, na freguesia da Sobreira, concelho de Paredes. Domingo, 21 de setembro, a partir das 11 horas, cumpre-se a etapa principal do Porto Extreme XL, num circuito com cerca de 38 km que percorrerá alguns dos mais espetaculares trilhos florestais dos concelhos de Paredes e Penafiel.


Com médias que, regra geral, variam entre os 10 e os 12 km/h, os pilotos têm até seis horas para completar o percurso. Em 2014, pouco mais de 20 pilotos, entre os mais de 200 que se apresentaram à partida, conseguiram chegar ao final dentro do tempo limite estipulado pela organização.


Constituído por sete provas em 2015, o Porto Extreme XL é a quinta etapa do Campeonato Mundo de Extreme Enduro, seguindo-se às etapas de Itália, Grã-Bretanha, Áustria e Roménia, e antecedendo as deslocações à Turquia e África do Sul.


O sucesso do Porto Extreme XL ficou bem patente no ano passado com a presença de vários milhares de espetadores na Ribeira do Porto e a enorme projeção internacional que a prova gerou, quer com a cobertura televisa por parte da RedBull TV, quer com a partilha massiva de vários vídeos do Prólogo na Ribeira. Um desses vídeos, captado por uma câmara instalada no capacete do piloto britânico Ben Hemingway, ultrapassou já as 13 milhões de visualizações na internet.


O vídeo mostra os melhores momentos da prova realizada em 2014 na cidade:




Leia também: Condicionamentos de trânsito