Sociedade

Espetáculo "Antiprincesas" está de volta com Violeta Parra e Clarice Lispector

  • Notícia

    Notícia

Duas novas sessões do espetáculo "Antiprincesas" de Cláudia Gaiolas chegam neste fim de semana a Miragaia e à Pasteleira, pela mão do Cultura em Expansão e ambos de acesso gratuito.

O primeiro acontece no do Auditório do Grupo Musical de Miragaia, pelas 11 horas de sábado, e tem por título "Antiprincesas: Clarice Lispector ". Inspira-se na escritora e jornalista nascida numa pequena aldeia da Ucrânia, cuja família fugiu para o Brasil. Clarice viria a tornar-se uma grande escritora que se focou em diversos temas, como "os mistérios do universo e da alma humana, mas também sobre galinhas fugitivas, coelhos pensantes e um cachorro que comia cigarros".

No domingo, à mesma hora, é a vez de Violeta Parra ocupar o palco do Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. Tendo aprendido cedo a tocar violão, Violeta desenvolveu uma carreira artística internacional e afirmou-se como uma referência da cultura do seu amado Chile. Neste espetáculo, os espectadores terão oportunidade de aceder a diferentes experiências: "aprendem uma música sobre uma galinha que toca violino, tornam-se jurados num concurso para escolher a melhor cantora do Chile e tomam conta de bebés que afinal são... batatas".

"Antiprincesas" é um conjunto de espetáculos para crianças, que Cláudia Gaiolas criou a partir da coleção de livros homónima, editada pela Tinta-da-china e pela EGEAC, sobre mulheres que desafiaram os cânones e marcaram a História através da arte, literatura ou política.

Entretanto, o programa municipal Cultura em Expansão tem agendadas para novembro quatro apresentações de "A Revolta dos Objectos", do Teatro de Ferro, e os espetáculos "Aqui e Agora", de Mara Andrade, e "Ri-te como Jacques!", do Ensemble À La Joie.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 pode ser descarregada AQUI e acompanhada através da página oficial no Facebook.