Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Especialistas mundiais debatem futuro do trabalho
11-07-2017

Perspetivar o trabalho no futuro é o exercício que orienta o primeiro Congresso Internacional Labour 2030 - Rethinking the Future of Work, que se realiza nesta semana (dias 13 e 14) no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O evento conta com as intervenções de mais de 150 catedráticos, investigadores e advogados de todo o mundo.


Com mais de 20 nacionalidades representadas, o encontro permitirá debater sobre temas como robótica e informatização do trabalho, o trabalho em contexto de empreendedorismo tecnológico e startups, relações industriais e meio ambiente, tributação do trabalho e segurança social numa economia cada vez mais global, dados pessoais em contexto do trabalho, envelhecimento da população ativa e doenças oncológicas em contexto de trabalho.

 

Porque "vivemos numa sociedade em mutações constantes", torna-se "evidente que se avizinham grandes transformações no mercado de trabalho associadas à indústria 4.0. Nos últimos anos as novas tecnologias, a mobilidade e o envelhecimento da população nas sociedades ocidentais, assim como as alterações climáticas, têm provocado alterações nas relações de trabalho. É, por isso, fundamental repensar o trabalho de forma sustentada para a meta 2030", explica Teresa Magalhães, presidente da Law Academy e membro do comité organizador do congresso.

 

Para esta docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Unidade de Medicina Legal e Ciências Forenses, "devemos ter a responsabilidade de antecipar novos desafios e trabalhar de forma multidisciplinar, garantindo que possamos dar a melhor resposta".

 

+ info: Congresso Labour 2030