Política

Espanhol Alfredo García preside ao Eixo Atlântico

  • Notícia

    Notícia

O Eixo Atlântico, organização transfronteiriça que junta 38 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza, elegeu para presidente o espanhol Alfredo García. A portuguesa Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, assume a vice-presidência.

 

Os nomes dos dois novos líderes do Eixo Atlântico foram aprovados por unanimidade em reunião da instituição.

 

Alfredo García é presidente de O Barco de Valdeorras, município em Ourense, na Galiza. Foi precisamente naquele concelho que se reuniu a comissão executiva do Eixo Atlântico para eleger a nova presidência, como como os restantes vogais do organismo: Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, Ricardo Rio (Braga), Abel Caballero (Vigo), Miguel Gomes (Barcelos), Xulio Ferreiro (A Coruña), Hernani Dias (Bragança), Rafael Cuiña (Lalín), José Tomé (Monforte de Lemos), Lara Mendez (Lugo) e José Maria Costa (Viana do Castelo).


Do encontro saiu também uma posição conjunta sobre a necessidade de avançar para a unificação da coordenação do combate aos incêndios em toda a fronteira, tendo os autarcas considerado ser importante reforçar a aposta na prevenção dos fogos.

 

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi fundado em 1992 com 12 cidades portuguesas e galegas. A instituição desenvolve programas de cooperação em áreas tão distintas como o desporto, a administração portuária, a cultura e a formação.