Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Espaço do Cidadão cumpre um ano de funcionamento no Gabinete do Munícipe
12-10-2016

O Espaço do Cidadão do Gabinete do Munícipe (GM) cumpre hoje um ano de funcionamento. Com quatro postos de atendimento e o apoio de funcionários qualificados (mediadores de atendimento digital assistido), o Espaço disponibiliza um conjunto alargado de serviços relativos a várias entidades da Administração Central.


O "Espaço Cidadão" resulta de um protocolo assinado em maio de 2015 pela Câmara do Porto e a Agência para a Modernização Administrativa, que se traduziu na adesão do município ao projeto nacional de uma rede de Espaços do Cidadão, no âmbito do "Programa Aproximar", no qual ficou definida a instalação de oito Espaços do Cidadão na cidade do Porto.


A valência destaca-se pela grande facilidade de acesso e a ausência de filas de espera. Após um ano, entre os serviços com maior procura, estão a entrega de documentos de despesa da ADSE, os pedidos do Cartão de Saúde Europeu, a alteração de morada no Cartão de Cidadão, o pedido de revalidação ou de segunda via da carta de condução, a entrega de requerimentos de pensões de velhice para a Caixa Geral de Aposentação ou para o Centro Nacional de Pensões, a validação das faturas no Portal E-faturas e a submissão de candidaturas ao programa Porta 65.


Existem também Espaços da Cidadão disponíveis na Junta de Freguesia do Bonfim, a Junta de Freguesia de Ramalde, da Foz (na União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde) e de Lordelo do Ouro (na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos).


O Espaço do Cidadão do GM funciona das 9 às 17horas, de segunda a sexta-feira, na Praça General Humberto Delgado, no Porto.

 

Notícia Relacionada: Mais próximo do cidadão