Sociedade

Escritório de arquitetura do Porto vence prémio internacional com sistema de construção modular

  • Notícia

    Notícia

gomos.jpg

O escritório portuense Summary, instalado no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu o prémio internacional Red Dot Award: Design Concepts, na categoria "Habitat", com o sistema de construção Gomos. O projeto fica em exposição até janeiro de 2018 no Museu Red Dot, em Singapura.

Conforme noticia o UPTEC, o "Gomos Building System" é um "sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Neste sistema evolutivo cada um dos módulos sai da fábrica finalizado, incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e eletricidade e até as peças de mobiliário fixas. A montagem do edifício in loco é feita em
três dias, juntando todos os módulos".

Nos fundamentos do Summary, pode ler-se no website do escritório, está "a busca do equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo", assente em soluções que "possam responder ao importante desafio que o mundo contemporâneo coloca à arquitetura: como fazer do ato de construção um processo cada vez mais sumário [summary]?"

Como informa o UPTEC, o Red Dot Award é "um dos maiores e mais prestigiados concursos de design a nível mundial, premiando anualmente projetos de design de alta qualidade que combinem inovação e tecnologia em diferentes categorias".

Para o júri do prémio, o Sistema Gomos apresenta-se como "uma reinterpretação revolucionária da forma como se criam edifícios, um sistema modular disruptivo na simplificação e na redução do tempo de construção".

O projeto premiado, um conceito do arquiteto Samuel Gonçalves, ficará em exposição no Red Dot Museum, em Singapura, até ao final de janeiro de 2018. A presença na Ásia é uma estreia para o Summary, que em 2016 esteve na Bienal de Arquitetura de Veneza .

O "Gomos Building System" valera já em 2015 o reconhecimento do Prémio Nacional Indústrias Criativas. Este processo de construção modular, pré-fabricado, resultou já numa pequena habitação em Arouca, estando agora a ser aplicado noutros projetos.