Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Escritório de arquitetura do Porto vai desenhar nova área urbana na Finlândia
28-09-2017

É mais um reconhecimento da qualidade da arquitetura que se faz no Porto: um escritório de jovens arquitetos da cidade venceu o concurso internacional "Aviapolis Urban Blocks", organizado pela cidade de Vantaa, perto de Helsínquia. A proposta para conceção de uma nova área urbana foi desenvolvida em parceria com um gabinete sueco.

 

Sediado na Avenida da Boavista e com ateliê também em Copenhaga, Dinamarca, o MASS Lab e o escritório Mandaworks, de Estocolmo, venceram com o projeto Where the World Meets Finland o desenho da primeira fase de desenvolvimento de um bairro "vibrante e resiliente" que permita transformar Aviapolis, onde fica o maior aeroporto da Finlândia, num centro culturalmente ativo e ambientalmente sustentável.

 

Segundo comunicado do coletivo de arquitetos portuense, a proposta "incrementa o potencial" local para "gerar trocas culturais e de formas de viver. Simultaneamente, promove desafios ambientais através de inovadores sistemas coletivos e circulares".


Eficiência de recursos, conexão com o mundo e envolvimento dos residentes locais, com "desenvolvimento de economias circulares e sistemas partilhados", são componentes de um projeto de arquitetura abrangente, para uma área de construção de 240 mil metros quadrados.

 

Fundado em 2014, o MASS Lab integra a nova geração de arquitetos portugueses que "estão a revitalizar a tradição da Escola do Porto", como afirma o próprio escritório, e a criar novos caminhos de internacionalização da arquitetura portuense.Com uma equipa de 17 criativos, o gabinete foi fundado por antigos alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.