Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Escritor portuense premiado
22-07-2015

Poeta, tradutor e dramaturgo, Daniel Jonas venceu o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, no valor de 12.500 euros, com o seu mais recente livro "Nó", editado o ano passado.


O júri, que conta com a coordenação da Associação Portuguesa de Escritores (APE), revelou, segundo o jornal Público, que a escolha de Daniel Jonas foi unânime, destacando, "o mérito muito assinalável" do seu trabalho poético, "que evoca a tradição lírica ocidental para uma recomposição textual lúcida e fortemente irónica, cosmopolita, atenta aos lugares e tempos de um presente recolhido e transfigurado".


António Mega Ferreira, Fernando J. B. Martinho e José Manuel Mendes constituíram o júri que escolheu a obra de Jonas. Em concurso estavam, também, "Escuro" de Ana Luísa Amaral, "Ritornelos" de Joana Emídio Marques, "A Misericórdia dos Mercados" de Luís Filipe Castro Mendes, "Jóquei" de Matilde Campilho e "O Fruto da Gramática" de Nuno Júdice.


Nascido em 1973, no Porto, Daniel Jonas tem vindo a ganhar reconhecimento como uma das vozes mais inovadoras da poesia portuguesa contemporânea. No início deste ano, o autor foi escolhido como um dos sete poetas candidatos ao prémio "Poeta Europeu da Liberdade", que é atribuído de dois em dois anos no festival de poesia de Gdansk, na Polónia.