Sociedade

Escola dos Castelos, 15 de novembro. Sumário: O que fazer quando A Terra Treme

  • Notícia

    Notícia

Alunos debaixo da mesa da sala de aula? Sim, cumprem os três primeiros passos que aprenderam, hoje de manhã, no exercício de sensibilização para o risco sísmico: 1-baixar; 2-proteger; 3-aguardar.

A "aula" foi dada pelos técnicos da Proteção Civil Municipal na Escola EB1 dos Castelos e, sob o tema "A Terra Treme", permitiu aprender a fazer algo muito simples e que dura apenas um minuto, ou seja, aqueles três gestos ou comportamentos que devem seguir-se em caso de "tremor de terra".

Antes, porém, os alunos começaram por conhecer a definição e a explicação de sismos e as suas possíveis consequências. Depois, então, foram dadas indicações sobre o que fazer caso se esteja em casa ou na rua ou num local muitas pessoas, bem como conselhos genéricos (desde não andar descalço para evitar contacto com fios elétricos, por exemplo, até aprender a desligar o gás, a eletricidade e a água) e outros ainda específicos para crianças, como não deixar brinquedos desarrumados, sobretudo em corredores pois são locais de fuga.

Esta lição, de caráter anual, enquadrou-se na iniciativa de escala nacional promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com o objetivo de sensibilizar a população para o risco sísmico e para a importância de se conhecerem e adotarem comportamentos de autoproteção.