Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Escola da Caramila foi palco de simulacro de incêndio e ações sobre proteção civil
03-03-2020
A Escola EB1/JI da Caramila foi o palco escolhido para as duas primeiras das 113 ações que vão acontecer na cidade ao longo deste mês, para comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil.

A data - 1 de março - calhou neste ano a um domingo, razão por que o Município do Porto, através dos Serviço Municipal de Proteção Civil, Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) e Direção Municipal de Educação, decidiu começar ontem, segunda-feira, o calendário de iniciativas junto da população, sobretudo a escolar.

Assim, a estreia aconteceu na Escola da Caramila, logo ao início da manhã, com ações de sensibilização sobre medidas de autoproteção para os alunos, pessoal docente e não docente. Da parte da tarde, desenrolou-se no mesmo estabelecimento de ensino um simulacro de incêndio, após o que o BSB realizou uma demonstração operacional e houve oferta de brindes e entrega de certificado de participação.

Essa jornada inseriu-se no âmbito do Exercício de Posto de Comando - CPX (Command Post Exercise) "Porto Intempérie 2020", que teve centro operacional no quartel do BSB, durante a tarde, e incluiu cenário de simulação de vários acidentes associados a fenómenos de condições meteorológicas adversas (precipitação, vento e agitação marítima fortes).

Visando promover a informação da população, mantendo-a ativa, autónoma e cooperante no domínio da Proteção Civil de todos e para todos, as comemorações vão decorrer por todo o mês de março na cidade do Porto e envolver cerca de 3 mil pessoas, incluindo um total de 85 ações de sensibilização em matéria de incêndio urbano, 26 simulacros de incêndio em várias instituições públicas e privadas, 1 Exercício de Posto de Comando - CPX e 1 Exercício à Escala Real - LIVEX (Live Exercise) "Porto Hazmat 2020", simulando um acidente grave com matérias perigosas.