Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Escola Básica da Lomba comemorou 60 anos
30-10-2017

A 28 de outubro de 1957, há precisamente 60 anos, a Escola Básica da Lomba, ou melhor a Escola Primária da Lomba, como se chamava, abria portas na freguesia do Bonfim.


Daqueles tempos, permanece um pequeno núcleo museológico que retrata uma sala de aulas antiga, onde ainda se podem ver as carteiras, o quadro preto de ardósia, ou os planisférios abertos nos cavaletes. Mas, para além dos objetos físicos que recriam o ambiente do final da década de 50, permanecem as memórias de quem lecionou, estudou ou trabalhou naquelas instalações - com uma arquitetura de época singular.


Antigos alunos, professores e funcionários, a quem se juntou o presidente da Câmara do Porto e o vereador da Educação, Fernando Paulo, reuniram-se no último sábado na escola para assinalar a data, numa manhã que culminou com um almoço.


As festividades foram organizadas por um grupo de antigos alunos, com a colaboração da Associação dos Moradores da Lomba, Junta de Freguesia do Bonfim, Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Escola Básica da Lomba e representantes dos encarregados de educação das turmas da escola.