Educação

Escola Alexandre Herculano vence prémio de Educação em Direitos Humanos

  • Notícia

    Notícia

logo_signup.jpg

A Escola Secundária Alexandre Herculano (sede do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome) venceu o Prémio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero" com o projeto SIGN UP! - Movimento para a Educação e Cultura Inclusivas.

Instituído pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), Instituto Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos e Fundação SM, o prémio destina-se a reconhecer o trabalho de instituições de ensino que tenham atuado, de forma exemplar, na defesa e promoção dos Direitos Humanos através da educação.

A "Alexandre Herculano", na qualidade de Escola de Referência para a Educação Bilingue de alunos surdos, distinguiu-se com SIGN UP!, projeto que, no âmbito do concurso, será apresentado no dia 1 de dezembro em Cartagena das Índias, na Colômbia.

O SIGN UP! tem como objetivo "promover a inclusão e a interculturalidade" no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, "potenciando uma cultura de aceitação da diferença". Para o feito, compreende um conjunto de ações transdisciplinares que "oferecem à comunidade escolar a oportunidade de participar em diversas atividades socioeducativas". A publicação de um jornal escolar, teatro musical inclusivo, ações de sensibilização sobre a surdez e oficinas de Língua Gestual Portuguesa são algumas das iniciativas integradas.

Este prémio marca o centenário de nascimento do beato Óscar Arnulfo Romero, bispo e mártir, que aconteceu a 15 de agosto de 2017.