Sociedade

Escadas do Cais da Ribeira são agora passadiço convidativo a mirar o Douro

  • Notícia

    Notícia

A Escadas do Cais da Ribeira foram recuperadas e já se encontram em pleno funcionamento. Não eram intervencionadas desde 2001, ano em que foram construídas.

Projetadas pelo Arq.º Manuel Fernandes de Sá no âmbito do "Porto 2001", as escadas nunca tinham recebido obras de manutenção.

Nos últimos tempos, devido ao seu uso intensivo e à ausência de manutenção periódica, apresentavam um elevado estado de degradação, tendo mesmo sido encerradas pela Proteção Civil Municipal para reparações de emergência.

Inicialmente pensada como coberto de auxílio ao mercado local, esta infraestrutura viria a revelar-se uma peça fundamental para a mobilidade pedonal na ligação entre Ponte Luis I e o Cais da Ribeira.

As suas características arquitetónicas, nomeadamente uma largura confortável, um desenvolvimento suave e um piso aconchegante, resultam agora no convite à permanência para apreciar com tranquilidade a paisagem envolvente.

O projeto de reabilitação profunda bem como a criação de um Plano de Manutenção Periódica para este equipamento foi desenvolvido pelos serviços municipais de Mobilidade e Transportes. Já a empreitada, orçada em cerca de 43 mil euros, conduzida pela empresa municipal GO Porto.

Portuenses e visitantes podem, assim, voltar a desfrutar das Escadas do Cais da Ribeira, devolvidas à cidade em boas condições de conforto e de segurança.