Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ernesto Neto abre hoje programa de Artist Talks no Fórum do Futuro
04-11-2019
O Fórum do Futuro 2019, que começou ontem, volta a dedicar uma parte do seu programa ao espaço para os convidados falarem sobre a sua obra e prática artística.

Designadas Artist Talks, decorrem entre 4 e 8 de novembro e contam com Ernesto Neto, Naeem Mohaiemen, Vivian Caccuri e Wu Tsang, no palco do Grande Auditório do Teatro Rivoli, e com Coco Fusco e Arthur Jafa, em Serralves.

Ernesto Neto dá início a este vertente do programa hoje mesmo, às 17 horas, com "Espiritualidade, Arte, Política: Estamos Todos Misturados", em que falará sobre a sua prática artística e como encontra na cosmologia dos povos indígenas as respostas às preocupações ambientais, económicas e espirituais que nos ameaçam. A sessão é moderada por Miguel Leal, artista visual e docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Amanhã, também às 17 horas, Naeem Mohaiemen, nomeado em 2018 para o Turner Prize, apresenta "Keep Calm e Aprende Bengali", moderada pelo escritor e curador Shumon Basar. Naeem contará como cresceu no Bangladesh a aprender bengali por herança e por dever, enquanto o inglês era algo clandestino e uma forma de escape, mas que acabou por tornar-se sinónimo de ideia tortuosa de modernidade.

Na quarta-feira, dia 6, a artista Vivian Caccuri apresenta "A Mão da Febre", uma palestra-performance inspirada pelo regresso à América do Sul da febre-amarela, doença profundamente ligada às plantações de açúcar. A sessão, que tem moderação de Rita Castro Neves, artista visual, curadora e docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, começa às 17 horas.

No dia seguinte, é a vez de Wu Tsang conduzir a sessão "Entre a Crise da Imagem e a Imagem da Crise", às 17 horas. A artista multipremiada utiliza a colaboração e a fusão de práticas artísticas como estratégia de acesso àquilo que denomina de "in-betweenness" e, no Fórum do Futuro, falará de como a sua obra se situa entre a "crise da imagem" e a "imagem da crise". A sessão será moderada por Chus Martínez, curadora, historiadora de arte e diretora do Art Institute da FHNW Academy of Art and Design.

No dia 8 de novembro, sexta-feira, decorrerão mais duas Artist Talks em Serralves. Coco Fusco, artista multidisciplinar e escritora cubano-americana, debaterá na conversa "O Insustentável Peso da Utopia" os recentes confrontos entre a comunidade artística cubana e o governo de Cuba, que a impediu de entrar no país dias antes da abertura da Bienal de Havana. A sessão é moderada pela diretora académica da Escola Superior Artística do Porto, Eduarda Neves, e tem início às 19 horas.

Duas horas depois, Arthur Jafa, premiado neste ano com o Leão de Ouro para Melhor Artista na Bienal de Cinema de Veneza, falará sobre as dificuldades com que a produção cultural negra ainda se debate hoje em dia, na sessão "Poder, Beleza, Alienação", que terá a moderação de Philippe Vergne, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

O Fórum do Futuro está a decorrer até 9 de novembro no Rivoli, Galeria Municipal, Palácio dos Correios, Casa da Música, Serralves e Cinema Trindade, sendo todas as sessões de entrada livre, mediante levantamento de bilhetes nos locais e no dia de cada sessão. Veja os horários das bilheteiras.

A programação completa pode ser consultada AQUI.