Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Entre Vizinhos" promove encontro entre moradores e a obra de Siza Vieira
22-09-2016

A Direção Geral das Artes, Ordem dos Arquitetos e SIC vão organizar encontros entre moradores de três bairros sociais projetados pelo arquiteto Siza Vieira. O primeiro decorrerá esta sexta-feira, dia 23, pelas 21,30 horas, no Bairro da Bouça. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal.


Acompanhando e alargando o tema da representação portuguesa na XV Bienal de Arquitetura de Veneza - "Vizinhança: onde Álvaro encontra Aldo" (curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli) a decorrer até Novembro, a DGArtes, a Ordem dos Arquitetos e a SIC organizam um ciclo de encontros em três bairros de habitação projetados pelo arquiteto Álvaro Siza, em Portugal, dando a conhecer os projetos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências, sobretudo a partir da experiência dos residentes.


"Entre Vizinhos" promove encontro entre moradores e a obra do mais prestigiado arquiteto português em três bairros sociais - Bouça (Porto), Caxinas (Vila do Conde) e Malagueira (Évora).


Nas sessões estarão presentes os organizadores da iniciativa, os arquitetos intervenientes, os representantes dos moradores, os curadores do Pavilhão de Portugal na XV Bienal de Arquitetura de Veneza e a autora da série de filmes "Vizinhos" (a jornalista da SIC Cândida Pinto) incluída nos conteúdos dessa representação.


Em cada bairro, as conversas serão também estimuladas pela amostragem dos exemplos retratados na série, cruzando diferentes culturas e geografias, e pelo debate sobre o modo como se vivem hoje as relações de "vizinhança" numa Europa e num Portugal desejavelmente multiculturais.