Sociedade

Enólogo portuense Bento Amaral nomeado para o prémio "Wine Person of the Year" por revista americana

  • Notícia

    Notícia

#mno_o_que_de_verdade_importa_15.jpg

Miguel Nogueira

A prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast incluiu o enólogo portuense Bento Amaral no lote restrito de cinco candidatos ao prémio "Wine Person of the Year".

Diretor de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) desde 2013, Bento Amaral devotou o seu percurso profissional à enologia. Foi durante 14 anos chefe de Serviço de Prova do IVDP, tendo-se também dedicado ao ensino em cursos de formação avançada para profissionais do sector do vinho.

Um trajeto que a Wine Enthusiast reconhece com a nomeação para o prémio "Wine Person of the Year": "Sem Bento Amaral e a sua equipa, os vinhos do Porto e do Douro não chegariam ao mercado. É o diretor dos serviços técnicos e de certificação, e dirige as operações de provas do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto", escreve a publicação norte-americana, acrescentando: "Mas Bento é uma personalidade notável de outra forma. Em 1994, quando se preparava para viajar para a Austrália como enólogo, sofreu um grave acidente no mar, tendo ficado tetraplégico. Superou estas lesões que lhe mudaram a vida através do seu trabalho no IVDP, desde 1999".

Velejador desde tenra idade, Bento Amaral dedicou-se após o acidente à vela adaptada. Sagrou-se campeão mundial em 2005, tendo representado Portugal nos Jogos Paralímpicos de 2008. Foi condecorado, em 2009, pelo Presidente da República, com a Ordem do Infante D. Henrique, grau de Oficial. Em 2014, o governo francês atribuiu-lhe a Ordem do Mérito Agrícola.

Bento Amaral é o único nomeado ao prémio "Wine Person of the Year" que não desenvolve a sua atividade nos EUA. Os restantes indicados ao galardão são: Ben Aneff, presidente da Wine Trade Alliance; Ann Mukherjee, diretora para a América do Norte da Pernod Ricard, segundo maior grupo mundial na distribuição de vinhos e outras bebidas alcoólicas; Jeff O'Neill, enólogo californiano de terceira geração, fundador da O'Neill Vintners & Distillers; e Heidi Scheid, também californiana, diretora do Wine Market Council e vice-presidente da Scheid Family Wines.

Os prémios "Wine Star Award" são atribuídos pela Wine Enthusiast pelo 21.º ano. A seleção dos nomeados nas 15 categorias a distinguir coube à estrutura da publicação norte-americana. Os vencedores serão anunciados na edição especial da revista sobre o melhor de 2020. Os galardões serão atribuídos no início de 2021, numa cerimónia a decorrer em formato virtual.