Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Engenharia Civil mostra como ajudou a melhorar a cidade nos últimos anos
24-09-2019
O "Ciclo de Inovação Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra" é inaugurado hoje, terça-feira, no Porto Innovation Hub (PIH), onde vai revelar o conhecimento científico e tecnológico que sustenta muitas das obras emblemáticas e infraestruturas fundamentais que fazem o desenvolvimento da cidade.

A iniciativa apresenta um programa aberto ao público de forma gratuita que, até 13 de dezembro, inclui um ciclo de conferências e debates sobre o impacto das diferentes áreas de atuação da Engenharia Civil na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, focando o modo como a tecnologia tem vindo a transformar a cidade e a melhorar as infraestruturas nos locais mais emblemáticos da Invicta.

O PIH tem também patente uma exposição com diversos instrumentos, maquetas e protótipos históricos, inovadores na sua época, que têm vindo a apoiar a evolução e desenvolvimento da Engenharia Civil. Paralelamente, será dada a continuidade às visitas "Fora de Portas", encontros guiados com teor técnico a locais históricos e emblemáticos da cidade do Porto, acompanhados com uma publicação da "Sebentas d'Obra".

Entre as iniciativas, estão já agendadas para outubro conferências sobre "Análise do tráfego do Porto", por José Pedro Tavares (dia 19), "A marginal do Douro", por Fernando Veloso Gomes (dia 15) e "Património cultural e analise de risco", por Esmeralda Paupério e Xavier Romão (dia 22). Cada sessão contará com o debate sobre a área em análise e a participação de personalidades convidadas, a apresentação de projetos de investigação recentes e de obras onde essa inovação é integrada.



Partindo da exploração de diferentes áreas de intervenção da Engenharia Civil, o "Ciclo de Inovação Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra" resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP, em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Ordem dos Engenheiros - Região Norte.

A realização deste ciclo inscreve-se no contexto da atividade "Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra", integrado no âmbito do PIH desde 2016 com o objetivo de envolver os cidadãos e visitantes do Porto na descoberta da inovação que transformou a cidade nos últimos séculos.