Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Encontro de trabalho traz ao Porto embaixadores de 20 países da União Europeia
12-10-2018
Encontram-se de visita à cidade do Porto 20 embaixadores dos Países-Membros da União Europeia, a convite da Embaixada da Áustria. A comitiva participou, nesta sexta-feira, num encontro de trabalho com o presidente da Câmara do Porto, na Casa do Roseiral.

De entre os assuntos abordados, os representantes dos vários estados-membros quiseram saber quais eram as competências de Rui Moreira, enquanto presidente da Câmara, já que essas funções variam de país para país.

Rui Moreira explicou, também, as linhas orientadoras do seu programa para a cidade, sobretudo no que concerne aos desafios atuais do Porto quanto aos transportes, turismo, habitação e ouviu outras perspetivas europeias.

A descentralização em Portugal e os desafios políticos de um presidente eleito como independente com a estrutura nacional, bem como a participação cívica dos cidadãos, foram outros dos motivos da conversa.

Esta visita realizou-se no âmbito da presidência austríaca do Conselho da União Europeia, que termina em dezembro de 2018, a convite do embaixador da Áustria em Portugal, Robert Zischg.

Além desse embaixador, estiveram presentes representantes da Dinamarca, Alemanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Eslováquia, República Checa, Hungria, Reino Unido, Chipre, Sérvia e um representante da União Europeia.

O programa de dois dias inclui uma ida às caves do Vinho do Porto, conhecer algumas empresas da região e visitar instituições da cidade, como a Fundação de Serralves e a Casa da Música.