Cultura

Encerramento do Cultura em Expansão 2018 está marcado para o dia 16

  • Notícia

    Notícia

O Cultura em Expansão está quase a chegar ao fim de mais um ano de programação e tem o seu encerramento marcado para o dia 16 de dezembro, domingo, no Teatro Municipal Rivoli, que estará aberto à cidade.

O programa, inteiramente de entrada livre, tem início às 16 horas com a exibição da curta-metragem "Cães que Ladram aos Pássaros", realizada por Leonor Teles. A cineasta foi convidada pela Câmara Municipal, no âmbito do Cultura em Expansão, a passar parte do ano em residência artística no Porto, onde desenvolveu um filme sobre os lugares, as pessoas e as narrativas da cidade.

A partir das 17 horas, serão apresentados dois concertos que resultam de um trabalho colaborativo entre jovens autores e grupos musicais da cidade com vários anos de atividade.

Pedro Augusto, José Cordeiro, João Alves e José Peneda colaboraram com a Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro, composta por 13 músicos, através de uma série de oficinas ao longo do ano. Considerando a multidisciplinaridade como processo criativo, o projeto, que será apresentado no Grande Auditório do Rivoli, conjuga música (utilizando improvisação e instrumentos menos convencionais) com imagem, através do desenho e do vídeo em tempo real.

Também a banda catalã Za! conduziu uma oficina de música, apoiada nas linguagens e teorias de improvisação musical conduzida, com o Rancho Folclórico de Ramalde Associação 26 de Janeiro. Entendendo que na música popular contemporânea a improvisação é mutável consoante o estilo musical e uma expressão individual dentro de um contexto de grupo, será apresentado um espetáculo único centrado no discurso criado no momento e baseado numa linguagem gestual que cada um dos 36 músicos do Rancho interpretará com total liberdade.

Entretanto, ainda antes da sessão de encerramento, o Cultura em Expansão apresenta durante a próxima semana mais duas atividades: no dia 11, será a vez dos OUPA! lançarem o seu álbum no Plano B; no dia 15, o programa ruma a Campanhã para o "Mapa Emocional de Miraflor".