Economia

Empresas abraçam diversidade e inclusão nos recursos humanos

  • Notícia

    Notícia

Estimular as empresas para a diversidade na contratação e mostrar as vantagens de praticar a inclusão no processo de recrutamento foi o foco da conferência que levou hoje cerca de uma centena de pessoas ao auditório da AEP - Associação Empresarial de Portugal.

A sessão constituiu o lançamento formal do programa "(D) de Eficiência", que visa aumentar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A ação serviu para esclarecer os representantes de empresas e gestores de recursos humanos (RH) acerca dos direitos e deveres inerentes à contratação de pessoas com deficiência e incapacidade.

Entre os oradores, que trataram temas relacionados com o processo de recrutamento e seleção, contaram-se o novo presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, Carla Vale, diretora do IEFP do Porto, que falou sobre "Direitos e Deveres das Organizações Inclusivas", Pedro Rebelo, fundador da WISE Talent Partner ("A importância do fit entre candidato e empresa"), e Pedro Caramez, fundador da LinkedIN Portugal ("O Poder do LinkedIn no recrutamento").

Depois da ação de sensibilização para o programa, realizada há cerca de um mês, este foi o arranque formal do "(D) de Eficiência", que é dinamizado pela Câmara do Porto em parceria com o IEFP, AEP, APPC - Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e Associação Salvador.

Outras sessões estão também previstas, nomeadamente um encontro focado no "D de Diferença", a 6 de novembro, designado "RH Talks" e no qual várias organizações com a marca Entidade Empregadora Inclusiva irão partilhar as suas experiências de integração e de desenvolvimento de carreiras de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

Entre 18 e 29 de novembro, o lema é "D de Direitos e Deveres" e será concretizado através de um programa de capacitação que visa o desenvolvimento e a promoção de competências de empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidade, acompanhadas pela APCC e Associação Salvador.

Por último, a iniciativa de recrutamento está marcada para 3 de dezembro. Sob o tema geral do programa - "(D) de Eficiência", trata-se de um encontro entre empresas e candidatos a emprego com deficiência e incapacidade, destinado à realização de entrevistas de emprego de curta duração. Pretende-se desmistificar alguns preconceitos associados ao processo de procura de emprego por parte das pessoas com deficiência e incapacidade, potenciar as suas competências de empregabilidade e de apresentação pessoal e profissional, bem como estimular a sua integração profissional.