Economia

Empresa do Porto torna-se líder mundial na descoberta e fabricação de anticorpos

  • Notícia

    Notícia

#fib_i3S_23.jpg

Filipa Brito

A FairJourney Biologics, empresa de biotecnologia do Porto, acaba de anunciar a fusão com a congénere inglesa Iontas, sediada em Cambridge (Reino Unido). A sinergia entre as duas principais organizações de pesquisa clínica para a descoberta e fabricação de anticorpos permitirá criar uma plataforma internacional líder do mercado mundial neste setor da biofarmacêutica.

Os dois laboratórios, que recentemente anunciaram uma colaboração para agilizar a identificação de anticorpos eficazes numa terapêutica para o tratamento de pacientes com COVID-19, deixam agora de ser oficialmente concorrentes, para passarem a ser parceiros de negócio.

Adquirida pela empresa do Porto que entrou com o capital para a fusão, a Iontas junta-se agora ao Grupo da FairJourney para oferecer serviços de engenharia e descoberta de anticorpos. O Grupo passa assim a incorporar o conhecimento e experiência prévia dos dois laboratórios, onde além da aplicação de tecnologias de última geração, os investigadores detêm uma vastíssima coleção de anticorpos, já identificados e validados na sua imunidade. E esse trabalho será mantido nos laboratórios do Porto e de Cambridge, que vão funcionar em simultâneo.

"Esta junção permite que os anticorpos sejam identificados sem a necessidade de otimização adicional, reduzindo assim o risco de atrasos durante o desenvolvimento e subsequente escala até a fabricação", informa a FairJourney Biologics em comunicado.

A transação foi facilitada pelo investimento da GHO Capital, "investidora europeia especializada em assistência médica, que apoiou a estratégia da FairJourney para ampliar sua oferta de serviços e presença geográfica e assim melhor atender a uma base de clientes internacional", continua a empresa, que assegura ainda que a parceria com a Iontas no âmbito da investigação para a COVID-19 é para manter.

Como parte da transação, a emergente tecnologia KnotBody da Iontas foi lançada enquanto nova empresa de desenvolvimento de medicamentos, a Maxion Therapeutics, sob a liderança de John McCafferty.

"Enquanto concorrente de muitos anos, conhecíamos bem o trabalho da Iontas, a sua reputação e a oferta de serviços. Após o acordo de colaboração alcançado no início deste ano em relação ao surto do novo coronavírus, ficou evidente que compartilhamos os mesmos valores ao oferecermos um serviço premium com tecnologias inovadoras e, por isso, a integração da Iontas no grupo FairJourney torna-se fácil. Este acordo representa um passo importante no crescimento contínuo e na internacionalização da FairJourney, e estamos entusiasmados por trabalhar com a Iontas como uma só equipa", assinala Antonio Parada, CEO da FairJourney Biologics.

Já John McCafferty, CEO da Iontas, refere estar "empolgado e entusiasmado com esta fusão". Destaca ainda que a Iontas e a FairJourney "compartilham os mesmos valores e, mesmo enquanto concorrentes, sempre houve um grande respeito mútuo entre as duas empresas. Continuo comprometido em garantir a continuação e o desenvolvimento dos negócios da Iontas", conclui.