Sociedade

Empreitada de reabilitação do Bairro do Carvalhido apresentada aos moradores

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto promoveu ontem uma sessão de apresentação aos moradores das obras de reabilitação do Bairro do Carvalhido. Esta empreitada, que se enquadra na política municipal de manutenção preventiva, representa um investimento de 764 mil euros. Contempla os blocos G, H e J a O.

Iniciada em novembro passado, a intervenção tem conclusão prevista para julho de 2018. Antes, já em março, prevê-se que fiquem prontos os blocos G e H.

No encontro com os moradores, realizado na Escola dos Castelos, o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, e responsáveis da empresa municipal Domus Social esclareceram os contornos do projeto de reabilitação e justificaram as opções tomadas.

A empreitada integra trabalhos ao nível de coberturas, fachadas, vãos envidraçados exteriores, reabilitação do sistema de drenagem de águas pluviais, caixas de escadas e áreas de circulação. Substituição e aplicação de novos revestimentos e materiais, reparações integrais, isolamento térmico e execução de novas soluções, tais como o encerramento da caixa de escadas ao nível dos patamares, são algumas das obras em execução.

O Bairro do Carvalhido foi construído em 1958, sendo que a última requalificação datava de 2007. É constituído por 264 fogos, distribuídos por 14 blocos, onde residem cerca de 610 pessoas. Em julho passado, passou a ter um dos murais de arte urbana da cidade: a convite da autarquia, o artista Hazul deixou o seu registo próprio numa das empenas do Bloco O.