Cultura

Uma lição de História por Emílio Biel

  • Notícia

    Notícia

Emílio Biel, comerciante, industrial e fotógrafo cuja obra marcou a sociedade portuense no final do século XIX e o início do século XX está "exposto" na Casa do Infante, no Porto, através da sua obra. A exposição foi hoje inaugurada por Rui Moreira, trisneto do autor e empresário que trouxe a Siemens para Portugal.

Para a Câmara Municipal do Porto trata-se de assinalar os cem anos da morte de Emílio Biel que, além da exposição, conta também com o lançamento de um livro.

 

A exposição e o livro "O Portugal de Emílio Biel", a decorrer até 21 de setembro, permite conhecer a vida e a obra do empreendedor alemão que adotou Portugal como sua pátria e se tornou numa importante figura do Portugal Oitocentista.

 

Um programa paralelo à exposição inclui sessões relacionadas com a história da fotografia, oficinas de sensibilização sobre técnicas da fotografia e um percurso cultural.

 

O município do Porto é detentor de parte do espólio fotográfico que pertenceu à firma Emílio Biel & Cª. De um universo de 100.000 espécies fotográficas existentes à data do encerramento da Casa Biel, deram entrada no Arquivo Histórico Municipal, nos anos oitenta, 546 espécies fotográficas (negativos de vidro, películas e albuminas), contando-se, entre estas, alguns dos mais interessantes trabalhos de reportagem do autor que poderão ser descobertos nesta exposição documental.

 

Esta iniciativa conta com o apoio da empresa Siemens de quem Emílio Biel foi representante nos finais do séc. XIX.

 


A entrada é livre no seguinte horário:

Segunda a sexta-feira: 9:30 às 17:00

Fim de semana: 9:30 às 12:30/14:00 às 17:00