Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fundo de Emergência Social
09-03-2016

A Câmara do Porto vai lançar uma nova edição do programa Porto Solidário - Apoio à Habitação. As candidaturas serão aceites a partir das 9 horas do próximo dia 22 de março.


O Fundo de Emergência Social - Porto Solidário destina-se a apoiar pessoas e famílias em situação dificuldade financeira, apoiando o pagamento da renda de casa ou do empréstimo ao banco, dado a crise económica prolongada que se vive no país, acentuada por problemas como o desemprego e a perda de prestações sociais, o que  faz com que muitas famílias não tenham recursos para pagar o conjunto de despesas básicas, incluindo a habitação.


A responsabilidade pelas políticas de inclusão e de apoio aos mais carenciados recai sobre o Estado. No entanto, a Câmara do Porto, em função da emergência social que se vive, atribui prioridade à coesão social e entende como urgente uma intervenção direta do Município, através de políticas ativas que atenuem o sofrimento das pessoas e das famílias mais desfavorecidas.


As candidaturas ao eixo de Apoio à Habitação, tal como nas edições anteriores, só serão possíveis por meio digital, através do sítio www.domussocial.pt, onde os interessados poderão proceder à submissão formal da candidatura em formulário próprio e anexar a documentação exigível.


Estão previstos mecanismos de ajuda às pessoas que não possuam internet ou necessitem de apoio. Essas pessoas deverão deslocar-se à Junta de Freguesia da sua área de residência ou ao Gabinete do Inquilino Municipal (GIM), na Rua do Monte dos Burgos, n.º 12.


Em ambos os locais estarão disponíveis colaboradores habilitados a prestar todos os esclarecimentos e a proceder à formalização das candidaturas.


Como apoio complementar os munícipes terão à disposição uma linha telefónica exclusiva 228 330 099 que funcionará, nos dias úteis, entre as 9 e as 18 horas.