Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Destino turístico cresceu 16,7%
25-01-2016

Os últimos dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao período de janeiro a novembro de 2015 comprovam que o ano passado foi extremamente positivo para o turismo e para a promoção internacional do Porto e Norte de Portugal enquanto destino turístico.


Fazendo um balanço, o Porto e Norte registou um total de mais de três milhões de dormidas de estrangeiros no destino, o que representa um crescimento de 16,7% face aos números verificados no período homólogo de 2014. De acordo com os dados do INE, de janeiro a novembro de 2015, foram alcançadas 3.086.200 dormidas de estrangeiros, mais 442.100 do que as verificadas em igual período do ano anterior. A lista dos mercados que mais visitam o destino continua a ser liderada por Espanha, França e Brasil.


De acordo com Rui Moreira, presidente da Associação de Turismo do Porto (ATP), "estes números materializam e são fruto do esforço que a Associação de Turismo do Porto tem vindo a desenvolver, em conjunto com os seus associados, no sentido de trabalhar, de forma contínua, para o incremento turístico do Porto e Norte, procurando, de uma forma sustentada, qualificar o turismo, aumentar a procura, alcançar notoriedade e o reconhecimento internacionais, vetores de que presentemente já beneficiamos."


De recordar que a Associação de Turismo do Porto é a agência responsável pela promoção e comercialização do destino Porto e Norte junto dos mercados externos e o único organismo certificado pela Confederação do Turismo Português para exercer essa função, tendo para esse fim assinado um contrato com o Turismo de Portugal.


Entre os principais contributos para este desempenho de sucesso destacam-se as diversas ações que a Associação de Turismo do Porto realizou em parceria com companhias aéreas (na promoção do destino e na captação de novas rotas e ligações aéreas), bem como as iniciativas organizadas junto da imprensa e dos operadores do setor do turismo internacional e ainda o lançamento de uma nova campanha publicitária digital, instrumentos de promoção definidos como prioritários.


Ao longo de 2015, a Associação de Turismo do Porto apoiou a realização de 100 Press Trips (ações direcionadas para a imprensa internacional), que contaram com a participação de 362 jornalistas e fotógrafos provenientes de vários mercados; de 52 Fam Trips (visitas de apresentação do destino a agentes e operadores turísticos estrangeiros), que contaram com um total de 681 participantes; e acolheu 6 visitas de inspeção, tendo em vista a captação de congressos internacionais para o destino, que reuniram a participação de 19 participantes.


A realização destas ações revela a proficuidade da parceria estratégica da Associação de Turismo do Porto, que conjuntamente com o Turismo de Portugal e com os seus associados (atualmente com cerca de 200 associados, entre autarquias, instituições e empresas, públicas e privadas), tem vindo a dinamizar o Destino "Porto e Norte a Essência de Portugal".


A marcar o ano de 2015 esteve também a concretização de um novo modelo organizacional e de negócio, que passou a reunir numa única organização - Associação de Turismo do Porto - o acolhimento, a comercialização e a promoção do destino, e que se tem revelado um contributo fundamental para posicionar o desenvolvimento turístico do Porto e Norte num patamar muito superior.


De forma a dar continuidade a este percurso de sucesso, a Associação de Turismo do Porto tem já definido um plano de atividades para 2016 que conta com um orçamento próximo dos 4,7 milhões de euros e que foi recentemente aprovado, por unanimidade e com um elevado grau de representatividade dos diversos associados, na última Assembleia Geral da Associação. Este valor corresponde a um incremento de cerca de 2,7 milhões de Euros em dois anos, o que, na opinião de Rui Moreira "irá permitir ao Porto e Norte continuar a trilhar o seu caminho de sucesso e fortalecer, de forma sólida, consistente e sustentável, o posicionamento do destino".