Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

50 mil nas Quintas de Leitura
18-11-2015

"A Poesia Perdeu Um Cotovelo na Guerra" é o título da sessão das Quintas de Leitura que, esta quinta-feira, celebram 14 anos de ação poética, no Teatro Municipal Campo Alegre. Nestes 14 anos de festa da poesia já passaram mais de 50.000 espectadores pelos muitos palcos das "Quintas" - o TM Campo Alegre, o TM Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Concha Acústica do Palácio de Cristal, a Capela Carlos Alberto e os Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto. 


Para esta sessão comemorativa, que conta com a participação especial do filósofo António de Castro Caeiro, espera-se muita poesia, música e um momento de novo circo. Nas vozes de João Paulo Costa, Isaque Ferreira, Paulo Campos dos Reis, Cristiana Sabino, Paula Ventura e Celeste Pereira, serão recordados poemas emblemáticos de alguns dos autores que passaram por este ciclo poético. Na música, um convidado especial: Manel Cruz, que interpretará dois temas a solo. O coletivo "Retimbrar" também se estreia nas "Quintas", invadindo o palco do TMCA com os seus ritmos contagiantes. Haverá ainda um número da dupla de malabaristas Jorge Lix e Vasco Gomes. Imagem em tempo real pelo artista plástico JAS.


Nascidas no ano de 2001, as "Quintas de Leitura" só em 2002 viriam a assumir o modelo atual. Foram convidados das "Quintas" muitas dezenas de poetas e mais de mil artistas de outras áreas de expressão artística, onde se destacam a música, a dança, o circo contemporâneo, as artes plásticas, a performance, entre outras.


Ainda este ano, no mês de Dezembro, as "Quintas" rumarão a um novo palco, a Biblioteca Pública Municipal do Porto, numa homenagem ao poeta Eugénio de Andrade.


A sessão desta quinta-feira começa às 22h00. O bilhete tem um custo de 7,50 euros (bilheteira.tmp@cm-porto.pt).