Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Eixo Atlântico organiza Congresso em junho para debater a Agenda Urbana
20-03-2017

O Eixo Atlântico organiza nos próximos dias 8, 9 e 10 de junho, no Teatro Circo de Braga, um Congresso para debater a Agenda Urbana. O prazo de inscrições para assistir a este congresso, onde será apresentada a primeira agenda urbana transfronteiriça europeia, já está aberto.


A agenda urbana constitui um processo inovador de planificação estratégica para a próxima década, com um duplo e estimulante desafio: elaborar uma agenda estratégica contando com os interesses de 38 cidades de dimensão e posicionamento muito diferentes que, ao mesmo tempo, pertencem a dois Estados europeus.


Durante os meses de novembro e dezembro de 2016, o Eixo Atlântico disponibilizou um documento para receber as mais variadas contribuições do público em geral. O resultado foi enriquecedor e o documento será agora apresentado.


Este congresso pretende ser um fórum onde os agentes políticos, sociais, económicos e culturais da Euro-região Galiza-Norte de Portugal conheçam em primeira mão o documento estratégico e possam contribuir com comentários e ideias que melhorem a agenda urbana.


O programa do congresso inclui cinco workshops coordenados por peritos da Agenda Urbana e onde serão abordadas as cinco grandes áreas do esquema operativo do documento: Sistema urbano organizado: o novo território; A cidade competitiva: crescimento e emprego; A cidade ecológica: o desafio da sustentabilidade; A cidade integradora e participativa: a nova sociedade; e Municípios eficientes: a nova administração.


O formulário de inscrição no congresso já está disponível no website do Eixo Atlântico.