Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Eglantina Monteiro e Nuno Faria convidam a "beber a paisagem" do Douro
02-04-2019
Os curadores da exposição "Douro [DWR] três solos entre céu e terra", Eglantina Monteiro e Nuno Faria, dinamizam na quinta-feira 4 de abril, pelas 18 horas, uma mesa-redonda de entrada livre no Reservatório da Pasteleira, onde a exposição está patente ao público.

"Douro: beber a paisagem" é o tema da sessão, que reúne contributos da arqueologia, arquitetura paisagista, genética das plantas e vitivinicultura. Para tal, conta com a participação do arqueólogo Pedro Abrunhosa Pereira, do arquiteto paisagista Henrique Pereira dos Santos, do geneticista Antero Martins e do sommelier Mateus Nicolau de Almeida, autores de trabalhos que são referências fundamentais para o conhecimento do território nacional - em particular no tocante à relação do Homem com a paisagem - e inspiraram fortemente esta exposição.

"Douro [DWR] três solos entre céu e terra" mostra o Porto e o Alto Douro em todo o seu esplendor: as suas paisagens culturais reconhecidas pela UNESCO, a relação ancestral entre o Homem e a natureza, o património material e imaterial, o microclima único, o idioma, a arquitetura, o rio.

Esta é a exposição que o Porto levou em outubro passado a Bordéus, no âmbito do grande evento do mundo vitivinícola "La Cité du Vin", promovido pela Fondation pour la Culture et les Civilisations du Vin (Fundação para a Cultura e as Civilizações do Vinho).