Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Educação para a Paz nas escolas
22-04-2016

Vários municípios do distrito do Porto assinaram hoje um protocolo para a implementação dos valores da Educação para a Segurança, Defesa e Paz no sistema de ensino.

 

O protocolo, assinado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, entre os ministérios da Defesa Nacional e da Educação e os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia e Baião visa, a partir já do próximo ano letivo, dar a conhecer, do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, os valores da Educação para a Segurança, Defesa e Paz.

 

O acordo tem como ação estratégica a promoção de uma cultura de segurança, divulgação nos programas escolares dos valores nacionais e formação para uma patriotismo democrático e cosmopolita. Vigorará pelo período de três anos.

 

O acordo foi assinado pelos ministros da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, e pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, Vila Nova de Gaia, Eduardo Rodrigues, Matosinhos, Guilherme Pinto, e Baião, Joaquim Pereira. 

 

Rui Moreira acredita que a "abordagem transversal adotada neste projeto dotará os estabelecimentos de ensino pré-escolar ao secundário de um instrumento que permite às crianças e jovens, um dos valores basilares para a humanidade".