Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Nova edição do jornal Porto.
17-05-2016

Neste número, a redação foi às escolas do Porto, procurando perceber o que por lá se faz de melhor, entrevistou a presidente do IPP, fotografou a ginasta olímpica Filipa Martins e foi passar um dia com Tino de Rans. O jornal editado pela Câmara do Porto chegará a casa dos portuenses via correio.


Já está impresso mais um número do jornal Porto., editado pela Câmara do Porto e que esta semana começará a ser enviado para casa de todos os portuenses. Neste número, a redação foi às escolas do Porto, procurando perceber o que por lá se faz de melhor. Merecem destaque os trabalhos realizados com alunos surdos e com uma escola que acolhe estudantes quenianos, no âmbito de programas desenvolvidos pela Autarquia do Porto.


O tema da educação é também motivo para uma grande entrevista a Rosário Gambôa, que respondeu às perguntas de Pedro Olavo Simões, jornalista do JN, convidado pelo jornal Porto. a colaborar nesta edição. A presidente do Instituto Politécnico do Porto traça um retrato da instituição que lidera, fala sobre a cidade e o centralismo de que é vítima e refere-se à emigração como um dreno. Este tema motiva mesmo o título da entrevista: "Se o país é um corpo o que está a drenar é sangue".


Destaque também nesta edição para uma nova rubrica designada "Carta do Leitor", sugerida durante a apresentação do primeiro número da publicação, e agora adotada, e para a novidade que é a existência de reportagens que, pela sua extensão, são publicadas na íntegra no portal de notícias do Porto (www.porto.pt), mas que são publicadas parcialmente em papel.


Num jornal que volta a não ter nem fotografia na primeira página nem manchete, a principal notícia de capa anuncia uma solução urbanística para a zona das Eirinhas, onde o chamado "Fundo do Aleixo" irá construir habitação social. A novidade terá desenvolvimentos esta semana, quando for apresentado o projeto publicamente, o que acontecerá na próxima quarta-feira.


O projeto para o antigo Matadouro Industrial, recentemente apresentado por Rui Moreira, é outro dos temas desenvolvidos nas páginas do jornal, que não deixa a sua marca pluralista, inaugurada no primeiro número, editado em finais de 2015. A publicação volta a abrir-se, mais uma vez, à opinião de cronistas de todos os partidos com deputados na Assembleia Municipal do Porto, incluindo da oposição.


Entre outras notícias, conta-se ainda um artigo sobre o dia de trabalho de Tino de Rans, o ex-candidato presidencial que é calceteiro da Câmara do Porto, e a rubrica "Sangue Novo", que desta vez é dedicada à ginasta do Sport Club do Porto, Filipa Martins, que posou para a objetiva do jornal Porto., antes de rumar ao Rio de Janeiro, onde perseguirá o sonho de uma final nos Jogos Olímpicos do próximo verão.


O número de "Primavera" do jornal Porto. tem 24 páginas, tem a sua redação no Gabinete de Comunicação e Promoção da Câmara do Porto e a sua tiragem volta a ser de 180 mil exemplares. Será distribuído nos próximos dias, em todas as moradas comerciais e residenciais da cidade do Porto, pelos CTT. A próxima edição deverá acontecer no início do verão.