Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Educação Ambiental moveu meio milhar nas praias
01-08-2017

De miúdos a graúdos, foram perto de 500 os participantes nas atividades de Educação Ambiental que decorreram nas praias do Porto. Abertas a toda a família, juntaram estudo, diversão e convívio de forma harmoniosa e descontraída.

 

As iniciativas foram desenvolvidas em junho e julho nas praias Homem do Leme, Ourigo e Molhe para todas as faixas etárias, subordinadas ao tema deste ano da Bandeira Azul, "O teu Planeta é a tua Terra!".

 

No programa, organizado pela Águas do Porto, foram abordados temas distintos, como a preservação, equilíbrio e sustentabilidade dos ecossistemas; perigos e poluição do mar; biodiversidade marinha e diversidade dos habitats; ciclo urbano da água, escavações arqueológicas e reciclagem, entre outros.

 

Veja a reportagem:



 

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias que cumpram um conjunto de critérios de qualidade da água balnear, gestão e educação ambiental, informação, serviços e segurança dos utentes.

 

O Município do Porto não só cumpre os critérios como implementa um conjunto de outras facilidades "mesmo não sendo um requisito", conforme explica Mário Santos Pinto, administrador da Águas do Porto, como a colocação de ecopontos, chuveiros ou acessos a pessoas com mobilidade reduzida. Mais, "este ano associa-se à ColorADD, por se verificar que existem muitas pessoas que são daltónicas, cerca de 350 mil". No âmbito desta parceria, o código ColorADD surge nas bandeiras e contentores de recolha seletiva de resíduos.

 

O investimento em boas práticas e atividades de educação ambiental valeu ao Porto a eleição de "Município mais azul 2016", atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. O projeto municipal será para continuar "porque é uma mais-valia", afirma Filipa Fernandes, coordenadora da Educação Ambiental.

 

As atividades são anualmente reforçadas, em parceria com as entidades da cidade, com ações multigeracionais para chegar a diferentes públicos-alvo e a promoção da inclusão com atividades para pessoas portadoras de deficiência.