Sociedade

EDP Maratona do Porto integra já neste ano o Campeonato Nacional

  • Notícia

    Notícia

#fib_jq_maratona_porto_10.jpeg

Filipa Brito e João Queirós

A 15.ª edição da EDP Maratona do Porto, marcada para 4 de novembro, vai incorporar o Campeonato Nacional de Maratona, prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e que estava integrada na Maratona de Lisboa. A novidade tinha já sido anunciada na edição de 2017 do evento.

Além da competição principal, de 42 quilómetros, a Maratona do Porto volta em 2018 a incluir outras duas distâncias: uma corrida de 15 quilómetros, a Family Race, e uma minimaratona de seis quilómetros, chamada Fun Race.

A Runporto, que organiza o evento com apoio municipal através da PortoLazer, prevê superar os 15 mil participantes no conjunto das três provas.

Uma maratona cada vez mais internacional

A consolidação da prova como a mais concorrida do género em Portugal e o crescimento do turismo na cidade ajudaram a colocar a Maratona do Porto no circuito mundial das maratonas.

A internacionalização tem sido um dos objetivos assumidos pela organização e o êxito dessa estratégia é medido também pelo número de atletas estrangeiros a participar na prova: na última edição, os corredores internacionais representaram 27% dos inscritos, com mais de 6 000 atletas, provenientes de 69 países.

A 15.ª EDP Maratona do Porto realiza-se no primeiro domingo de novembro, dia 4. Tem partida marcada para as 9 horas, junto ao Sea Life Porto, e chegada no Queimódromo, no Parque da Cidade.

As inscrições estão abertas online.