Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Edição deste ano da Feira do Livro do Porto com 17 novas presenças editoriais
11-08-2016

A Feira do Livro do Porto vai ter, este ano, 17 novas presenças editoriais distribuídas pelos 131 pavilhões que vão ocupar a Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, de dois a 18 de setembro.


Entre as novidades, encontra-se a Livraria Lello que vai estar representada pela primeira vez na iniciativa, desde que a Câmara do Porto assumiu, em 2014, a organização do evento. A Chiado Editora (Lisboa), a Ordem dos Arquitectos, o jornal Público e a editora espanhola Bubok (Madrid) são também novas presenças na edição deste ano.


Ao todo, pelos 131 pavilhões (mais um do que em 2015) estarão distribuídas 69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e 8 distribuidoras, numa configuração muito semelhante à do ano passado.


Relativamente aos últimos anos, os pavilhões apresentam algumas alterações, visíveis sobretudo na cobertura, já que o habitual telhado plano passa a ser substituído por um cone em lona branca, que permitirá um melhor escoamento da água em caso de eventual intempérie.


No interior, as prateleiras passam a estar fixas às paredes do pavilhão (ao invés de apenas encostadas), ao passo que o balcão de atendimento reduz a sua profundidade em 30cm (passa de 1m para 0,70cm), facilitando o contato entre os livreiros e o público visitante. É igualmente reforçada a iluminação interior de todos os pavilhões, assim como de toda a Avenida das Tílias.


Os horários também sofreram ligeiras alterações fruto dos resultados obtidos nos inquéritos feitos aos participantes e da perceção da autarquia da afluência do público. A Feira do Livro vai passar a abrir as portas, diariamente, sempre ao meio-dia e mantém o encerramento às 23 horas à sexta-feira e sábado, enquanto de domingo a quinta-feira é antecipado em uma hora, para as 21 horas.


Sob o tema "A Ligação", a feira irá homenagear o escritor portuense Mário Cláudio e será acompanhada da habitual programação cultural, cuja apresentação está agendada ainda para este mês de agosto.


Recorde-se que a Câmara do Porto assumiu a organização da Feira do Livro do Porto em 2014, transferindo-o para os jardins do Palácio de Cristal. No primeiro ano, a homenagem foi dirigida a Vasco Graça Moura (sob o tema "Liberdade e Futuro") e, no ano passado, a Agustina Bessa-Luís (com a temática da "Felicidade"), tendo recebido, em cada edição, mais de 200 mil visitantes.


Siga a Feira do Livro do Porto no Facebook.