Inovação

Ecossistema de inovação do Porto recebe prémio "Smart City Innovator"

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_innovation_hub_03.jpg

Filipa Brito

O ecossistema de inovação do Porto foi galardoado com o prémio "The Smart City Innovator Award", distinção atribuída hoje no Dubai, durante a conferência Annual Investment Meeting. No mesmo evento, o apoio prestado pela InvestPorto à Critical TechWorks foi distinguido com o segundo lugar na categoria de promoção de investimento.

A conferência Annual Investment Meeting, que decorre apenas em formato online este ano, é uma das principais plataformas mundiais para a comunidade global de investidores.

O Porto Innovation Hub foi o projeto que permitiu à cidade conquistar o galardão "The Smart City Innovator Award", correspondente à categoria "Future Cities" (assista ao vídeo da cerimónia aqui). Criado em 2016, integra uma visão global da inovação como fator de progresso da Invicta.

"A cidade do Porto sente-se muito honrada e orgulhosa por receber este prémio. Muito obrigado. É um reconhecimento do nosso trabalho e estratégia de fazer da inovação o catalisador do desenvolvimento da cidade", congratulou-se o vice-presidente da Câmara do Porto, detentor do pelouro da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, numa mensagem reproduzida durante o evento.

"Espero que tenham a oportunidade de visitar-nos no Porto Innovation Hub, o centro da inovação na cidade, e que possam ver por vós próprios como somos uma cidade de conhecimento, criatividade e empreendedorismo. Mas somos também uma cidade cheia de história, de património da UNESCO", acrescentou Filipe Araújo.

A visão premiada no Dubai intitula-se "Porto. Innovation as a City Catalyst", e constitui-se como uma estratégia de longo termo para a cidade, para um crescimento alicerçado na inovação, criatividade e empreendedorismo.

Neste percurso distinguem-se iniciativas como o "Dia de Inovação no Município", ou instrumentos como o "Guia para a Inovação" e a "Toolbox para a Inovação", e ainda a estratégia ScaleUp Porto, que compromete a cidade na promoção do ecossistema de empreendedorismo e inovação.

A atribuição do prémio "The Smart City Innovator Award" tem em conta critérios como a demonstração do impacto das iniciativas na criação de tecnologias inovadoras e o seu contributo para alcançar um desenvolvimento sustentável e integrado, ou o compromisso assumido pelos projetos no sentido do desenvolvimento de cidades inteligentes.

Desde a sua génese que o Porto Innovation Hub, projeto criado pelo Município através da Associação Porto Digital, procura funcionar como um espaço promotor da cocriação com os cidadãos, colaboradores e dirigentes do Município, contribuindo para a cultura de inovação da cidade e incentivando o cidadão a assumir o papel de motor de inovação.

No mesmo evento foi distinguido o apoio prestado pela InvestPorto à aliança entre a portuguesa Critical Software e a multinacional BMW, que resultou na Critical TechWorks, instalada na Invicta. Esta iniciativa ficou em segundo lugar nos prémios para a região europeia, na categoria de promoção de investimento (assista aqui ao vídeo da cerimónia).

"Este é um projeto notável para a cidade do Porto. É um projeto global, graças ao qual teremos o primeiro carro autónomo da BMW feito, em parte, na cidade do Porto", salientou o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

Subordinada ao tema "Re-imaginando as economias: a transição para um futuro digital, sustentável e resiliente", a conferência Annual Investment Meeting, uma iniciativa do ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, contou com a participação de ministros e entidades governamentais, organizações internacionais e regionais, agências de promoção de investimento, entidades privadas, investidores, startups, incubadoras empresariais, parceiros tecnológicos e outros, oriundos de mais de 170 países.