Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Economia de Desempenho é o tema de conferência do Green Project Awards
26-06-2018
A transição do modelo industrial clássico para uma "Economia de Desempenho" (Performance Economy) estará em destaque na próxima conferência do GPA - Green Project Awards, que se realiza na manhã de quinta-feira, 28 de junho, no Edifício Porto Inova. "Re-Design for Performance" é o tema que vai juntar empresários e empreendedores, investigadores, académicos e decisores políticos. 

A conferência, coorganizada com a COTEC Portugal, espelha a mudança fundamental, em todos os setores da indústria transformadora, do modelo de fabricação tradicional para a produção de serviços funcionais. "Esta mudança é a resposta à pressão sobre os recursos ambientais e à produção de volumes elevados de resíduos decorrentes de mercados de consumo de massa", salientam as entidades organizadoras.

Ciência, conhecimento e tecnologia são as bases de desenvolvimento da Economia de Desempenho, focada na conceção de serviços digitais inovadores e mais eficientes, decorrentes da combinação de matérias-primas avançadas, produtos, sistemas e soluções "inteligentes".

Neste âmbito, na conferência serão apresentados casos de inovação, ilustrados pela prática de empresas e especialistas, com aplicação de materiais avançados, plataformas digitais, "sufficiency solutions" e "product as a service".

Trazendo ao debate um dos tópicos do território da Economia Circular, o encontro de quinta-feira conta com a participação de Filipe Araújo, vice-presidente e vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto. Integra o ciclo de conferências que culmina, em janeiro de 2019, com a cerimónia de entrega dos Prémios GPA 2018.